Austrália aposenta definitivamente os MRH-90 Taipans. Australianos decidiram por fim a carreira dos problemáticos helicópteros NHI (Airbus) MRH-90 Taipan. Em um comunicado, as Forças de Defesa Australianas (ADF) decidiram aposentar o Taipan imediatamente.
A desativação será efetivada muito antes da data de desativação original prevista para dezembro de 2024, que por si só, já era 10 anos antes do previsto. O motivo foi um acidente fatal que custou a vida de quatro tripulantes ocorrido no domingo de Pentecostes, 28 de julho de 2023. Não foi o primeiro. A lista de outros incidentes ocorridos desde 2010 (logo após a introdução do tipo) mostra o seguinte:
— Abril de 2010: 11 dos então novos helicópteros estão aterrados após um deles ter sofrido uma falha de motor perto de Adelaide.
— Junho de 2019: um relatório lista o MRH-90 como a aquisição com pior desempenho da frota, limitando certas missões porque os motores principais não puderam ser desligados.
— Outubro de 2020: durante as audiências no Senado, as autoridades afirmam que a porta do helicóptero é estreita demais para permitir disparos de armas enquanto as tropas descem. Também parece que o gancho de carga dos MRH90 da Marinha apresenta problemas regulares.
— Junho de 2021: a frota de 47 helicópteros está parada há semanas devido a problemas na aplicação de políticas de manutenção no sistema de suporte de TI.
— Março de 2023: durante um exercício, um MRH90 foi forçado a entrar em uma vala controlada em Jervis Bay, NSW, enquanto transportava 10 funcionários da ADF. Faíscas no topo das pás do rotor e uma explosão foram vistas por testemunhas oculares antes da queda do helicóptero.
Com isto, todos os 40 helicópteros do Australian Army estão aterrados a partir de outubro. Já os MRH-90 da Royal AusrAustralian Navy também, devem parar. Os seis MNH-90 operados pelo Esquadrão 808 serão substituídos por 12 novos Sikorsky MH-60R, encomendados em 2021.
O helicóptero, que recebeu o nome Taipan, em homenagem a uma cobra venenosa australiana, se mostrou impossível de operar com eficácia, apresentando vários problemas desde a sua chegada em 2007. O governo decidiu substituí-lo pelo UH-60M Black Hawk. Ironicamente, o Taipan foi adquirido para substituir os Black Hawks mais antigos do Australian Army. Atualmente são 40 Taipans em serviço, operados de Townsville (5th Aviation Regiment — AVN) e Oakey em Queensland (Army Aviation Training Centre). Já os seis Taipans da Marinha estão designados ao 808 Sq, mas estariam fora de serviço.
Em dezembro de 2021, o primeiro-ministro australiano anunciou a desativação toda a frota de Taipans, 10 anos antes do previsto. Os MRH-90 vão ser substituídos por 40 Sikorsky UH-60M Black Hawks, dos quais três já foram entregues na base da RAAF em Richmond por C-17 da USAF desde julho deste ano. A ADF está trabalhando na entrega acelerada dos UH-60.
Não só a Austrália está desativando os NH-90. As Forças Armadas da Noruega (Forsvaret) anunciaram em 10 de junho em seu site a decisão de devolver a frota de helicópteros NHI NH90. A decisão do Governo da Noruega vem abalizada por uma recomendação do setor de defesa. Com isto, o governo decidiu encerrar a introdução do helicóptero NH90 na Forsvaret e rescindir o contrato com o fornecedor. A Bélgica e a Suécia são outros operadores que vão desativar seus NH-90.
@CAS