Aurora revela projeto de aeronave de transporte militar capaz de operar fora de pistas convencionais. A Aurora Flight Sciences, uma empresa do grupo Boeing, está projetando um X-plane que utiliza a tecnologia Fan-in-wing (FIW), capaz de pousar e decolar verticalmente e voar em alta velocidade. As mais recentes imagens revelam que a aeronave será apropriada para missões de recuperação de pessoal em ambientes contestados, sem uma pista de pouso e decolagem preparada.
O design faz parte do programa Speed and Runway Independent Technologies (SPRINT) da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) do Departamento de Defesa dos EUA. O programa SPRINT visa projetar, construir e pilotar um X-plane para demonstrar as principais tecnologias e conceitos integrados que permitem uma combinação de alta velocidade e independência de estruturas de apoio em solo e pistas de pouso.
A Aurora e a Boeing estão colaborando no desenvolvimento de tecnologias-chave para fornecer uma solução revolucionária para desafios de mobilidade em ambientes contestados e em bases militares distribuídas. A tecnologia FIW combina um fan (ventilador) de elevação incorporado com um design de asa voadora, o que permite agilidade de elevação vertical sem sacrificar a capacidade de carga útil e a eficiência aerodinâmica associadas às aeronaves de asa fixa.
A equipe está atualmente projetando um demonstrador não tripulado com envergadura de cerca de 15 metros e capacidade de carga útil de 1.000 libras (450 kg) para o programa SPRINT. O sistema de propulsão inclui motores turbofan e turboeixo que proporcionaria uma velocidade máxima de 450 nós (825 km/h).
A tecnologia demonstrada no SPRINT X-plane pode ser dimensionada para uma família de aeronaves de porte médio e pesado. A Aurora prevê uma aeronave tripulada de cerca de 42 metros de envergadura com quatro fans de elevação e compartimento de carga útil de 13 metros. A aeronave FIW pode atender ou exceder as cargas úteis, alcances e velocidades típicas de aeronaves de transporte militar de asas fixas, ao mesmo tempo em que oferece a vantagem tática de decolagem e pouso verticais.
“O programa SPRINT oferece a oportunidade de oferecer uma capacidade revolucionária ao combatente”, disse Mike Caimona, presidente e CEO da Aurora Flight Sciences. “O transporte de alta velocidade, furtivo e independente de pista pode ajudar a manter os combatentes seguros e eficazes em ambientes contestados, de modo que nenhum domínio esteja fora do alcance de nossos militares dos EUA.”
No início deste ano, a equipe concluiu o primeiro de três grandes eventos de teste programados para a fase atual do programa SPRINT para provar a viabilidade da tecnologia FIW. O teste de efeito solo, conduzido usando um modelo de envergadura de 1,5 metro com três fans de sustentação, mostrou que os efeitos de sucção criados pelos fans em voo pairado eram insignificantes e que o trem de pouso está ajustado na altura apropriada para minimizar a formação de “pitchs” inesperados nas operações em solo. Os testes em túnel de vento planejados para o final de 2024 e início de 2025 incluem testes de estabilidade e controle usando um modelo com envergadura de 3 metros e um teste de fan de sustentação embutido de semi-envergadura de 1,6 metro para modelar os efeitos aerodinâmicos.
A fase atual do programa continua até maio de 2025 com revisão preliminar do projeto programada para abril de 2025. Os testes de voo para o programa estão planejados para 2027.
Fonte: Aurora
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