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Áudio – Cessna 182 do US Army interceptado ao invadir espaço aéreo restrito da ONU

23 de setembro de 2021
Áudio – Cessna 182 do US Army interceptado ao invadir espaço aéreo restrito da ONU (Foto ilustrativa: USAF).

Áudio – Cessna 182 do US Army interceptado ao invadir espaço aéreo restrito da ONU. Caças F-16C Viper da 187th Fighter Wing (187th FW) – “Red Tails”, da Guarda Aérea Nacional do Alabama, foram acionados em missão de defesa aérea, para interceptar uma aeronave que invadiu inadvertidamente a zona de exclusão aérea sobre a região da sede das Nações Unidas, em Nova York. O fato aconteceu na última terça-feira (21/09), durante a realização da 76ª Assembleia Geral da ONU, em Manhattan.

A aeronave interceptada era um Cessna 182 do Exército Americano (US Army), matrícula 890265, operado pelo Departamento de Engenharia Mecânica & Civil (CME – Civil & Mechanical Engineering ) da Academia Militar de West Point. O monomotor era tripulado por um aluno e seu instrutor, que realizavam um voo de treinamento de rotina, como parte do currículo de Engenharia Aeronáutica. O Programa de Laboratório de Voos tem mais de 50 anos, e oferece aos cadetes a oportunidade de reforçar o conhecimento teórico, com voos de instrução.

Cessna 182, Army 890265, do Departamento de Engenharia Mecânica & Civil (Foto: Oren Liebermann @OrenCNN).).

No áudio abaixo é possível ouvir parte da missão de interceptação do Cessna 182, indicativo de “ARMY 90265” pelos caças F-16C, indicativo de chamada “NOBLE 12”. O Controle de Tráfego Aéreo de New York (NY Approach) vetora o caça interceptador para o “TOI” (Track Of Interest), ou seja, para o “alvo de interesse”. O piloto caçador contou com apoio do controlador de voo, diante da dificuldade de localizar visualmente o tráfego de pequeno porte, voando lento e a baixa altitude. O áudio demonstra a complexidade deste tipo de missão se desenrolado em um espaço movimentado.

Troca de mensagens entre o ATC NY Approach e o F-16C “Noble 12” para interceptar o Cessna 182 (Fonte: ATC Live, via The War Zone).

Com a repercussão do fato (acontecido poucos dias após a passagem dos 20 anos do trágico 11 de setembro), o Tenente-Coronel Beth Smith, porta-voz de West Point, divulgou uma nota informando que: “Uma aeronave de asa fixa de West Point, pilotada por um instrutor do Exército e um cadete-aluno do laboratório de voo, em apoio ao ME481, uma classe de Engenharia Civil e Mecânica, violou temporariamente o espaço aéreo restrito, perto da ponte George Washington. Assim que perceberam que haviam violado o espaço aéreo, eles imediatamente deixaram a área e voltaram ao aeroporto.”

Os voos do CME operam a partir do Aeroporto Internacional Stewart (SWF/KSWF), Orange County, em Nova York.

Observe a curva acentuada de 180 graus , próximo a região da ponte George Washington, após a interceptação (Fonte: Oren Liebermann @OrenCNN).

O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) emitiu um comunicado confirmando a interceptação realizada por um F-16, dizendo que a aeronave havia violado a área de restrição temporária sobre a cidade de Nova York, e acrescentou que esse tipo de missão é comum e rotina das operações do NORAD.

@FFO

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