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Atualização do radar B-52J enfrenta novos atrasos

17 de junho de 2025
Atualização do radar B-52J enfrenta novos atrasos. Foto: USAF.
Atualização do radar B-52J enfrenta novos atrasos. Foto: USAF.

Atualização do radar B-52J enfrenta novos atrasos. O Boeing B-52J Stratofortress não deve receber um radar atualizado antes de 2030, em um atraso de aproximadamente três anos no cronograma original de atualização.

A conclusão da avaliação anual dos principais programas do Pentágono feita pelo Escritório de Prestação de Contas do Governo [ PDF ] surge após um oficial da USAF revelar, em maio, que a atualização do radar havia sofrido uma ruptura de custos. O esforço, conhecido como Programa de Modernização do Radar B-52 (RMP – Radar Modernization Program), violou oficialmente o cronograma básico do programa, tanto para o início da produção, quanto para a capacidade operacional inicial, afirma o GAO. 

Conforme o relatório, a decisão de produção em duas etapas da atualização do radar, que o GAO descobriu já ter sido adiada para o segundo e quarto trimestres do ano fiscal de 2026, caiu ainda mais e agora está definida para o quarto trimestre do ano fiscal de 2026 e o ​​segundo trimestre do ano fiscal de 2027. 

A estimativa de capacidade operacional inicial (IOC) do radar também foi adiada, para meados de 2030, segundo o relatório. O GAO estimou no ano passado que o IOC da aeronave, seria atingida em meados de 2027. Autoridades disseram ao GAO que os atrasos encontrados até agora decorreram de “desafios relacionados à qualificação ambiental, aquisição de peças e software”, diz o relatório.

O relatório também descobriu que até mesmo o início da produção “está em risco devido a desafios de software”, onde o programa também teve “desempenho inferior ao esperado pelo contratante”.

A Boeing é a principal contratada para o projeto e está integrando um radar fornecido pela RTX. Autoridades da Força Aérea já alertaram sobre o aumento dos custos e a flexibilização dos prazos para o esforço liderado pela Boeing para modernizar o bombardeiro, que também inclui um programa paralelo para atualizar os motores da aeronave. Problemas persistentes com a implementação do novo sensor podem explicar a consulta da Força Aérea à indústria em março, buscando fontes alternativas de radar para o B-52J.

Juntamente com uma atualização do motor, conhecida como Programa de Substituição de Motores Comerciais, o B-52 será redesignado como B-52J, permitindo que a frota de 76 bombardeiros continue voando até a década de 2050. O serviço prolongado do B-52 levará eventualmente a uma frota de dois bombardeiros para a USAF, à medida que as aeronaves B-1 e B-2 forem aposentadas e novos bombardeiros stealth B-21 Raider forem adquiridos. 

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