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Atrasos no programa da aeronave AEW&C russa A-100 Premier

7 de fevereiro de 2022
Atrasos no programa da aeronave AEW&C russa A-100 Premier (Foto:  Aviastar-SP).
Atrasos no programa da aeronave AEW&C russa A-100 Premier (Foto: Aviastar-SP).

Atrasos no programa da aeronave AEW&C russa A-100 Premier. Ministério da Defesa da Rússia anuncia novo atraso no projeto do Beriev A-100 “Premier”, o futuro avião de Controle e Alerta Aéreo Antecipado (AEW&C – Airborne Early Warning and Control) das Forças Aerospaciais Russas (RF VKS). Esta é mais uma alteração no cronograma do A-100, por conta de sanções ocidentais.

O programa A-100 “Premier” foi lançado em 2006, com objetivo de substituir as atuais aeronaves A-50 “Mainstay”, produzidas na era soviética. Mas os engenheiros que projetaram os A-100 cometeram um erro estratégico, ao incluir eletrônicos fabricados no Ocidente no conjunto de equipamentos embarcados da nova aeronave.

Após a ocupação da Crimeia em 2014, o início do conflito contra a Ucrânia entre outras ações da Rússia, os governos do Ocidente proibiram o fornecimento de equipamentos eletrônicos militares para a nova aeronave AEW&C.

Particularmente no caso da do desenvolvimento de sistemas eletrônicos de rádio, a Federação Russa está atrasada pelo menos uma década. A integração dos eletrônicos produzidos localmente foi adiado, de modo que o primeiro voo do protótipo A-100 ocorreu apenas em 2017.

Na época do voo inaugural, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, anunciou que o primeiro A-100 “Premier” seria entregue em 2020, com um volume da produção em série de pelo menos 30 aeronaves. Mas a declaração de Shoigu foi precipitada, e o programa ainda está em desenvolvimento, e o prazo de entrega das primeiras aeronaves está para 2024.

Além disso, há outro problema. Os A-100 “Premier” são baseados na plataforma do jato de transporte militar IL-76MD-90A, cuja taxa de produção atual está significativamente lenta. A fábrica da Aviastar-SP, em Ulyanovsk, consegue produzir apenas três aeronaves IL-76MD-90A por ano, e isso não é suficiente para colocar o “Premier” na linha de montagem de série.

Atualmente as Forças Armadas russas têm menos de dez aeronaves Mainstay, sendo dois A-50 e sete A-50U modernizados. A experiência da guerra na Síria mostrou aos russos que o as aeronaves AEW&C são essenciais para o sistema de defesa aérea em um cenário de combate.

@FFO

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