Atlantique 2 da Marinha Francesa na mira de mísseis S-400 russos. Uma aeronave de patrulha marítima francesa Atlantique 2 (ATL2) foi alvo de uma “tentativa de intimidação” na semana passada por militares russos, quando voava sobre o Mar Báltico. A informação foi dada pela França na sexta-feir 17/01a, chamando o incidente de “inaceitável”.
O avião Atlantique 2 da Marinha Francesa (Aeronavale) realizava um voo de vigilância quando foi rastreado e iluminado pelo radar de um sistema de mísseis terra-ar S-400, disse o ministro da Defesa, Sébastien Lecornu, no X.
A aeronave estava operando como parte da operação Baltic Sentry da OTAN em resposta a suspeitas de danos russos aos cabos de energia e telecomunicações do submarino. “Esta ação agressiva da Rússia é inaceitável”, disse Lecornu, acrescentando que o incidente aconteceu durante a noite de quarta para quinta-feira 16/01.
“Nossas forças armadas continuarão atuando para defender a liberdade de navegação nos espaços aéreos e marítimos internacionais”.
Falando em uma coletiva de imprensa em Bruxelas na quinta-feira, o General Americano Christopher Cavoli, comandante supremo aliado da OTAN na Europa, disse que tais incidentes eram “generalizados” e “bastante sérios”. Eles foram “muito além das fronteiras da Europa também”, acrescentou Cavoli.
@CAS