Ativada Torre de Controle Digital Remota no Aeroporto de London City. O Aeroporto London City (IATA: LCY / ICAO: EGLC), se tornou o primeiro grande aeroporto internacional do mundo a ser controlado por uma torre de controle remota. Através da tecnologia da Saab Digital Air Traffic Solutions, a partir de agora, as movimentação de pousos e decolagens são supervisionados a partir do Centro de Controle de Tráfego Aéreo (NATS), localizado em Swanwick, Hampshire, na costa sul da Inglaterra, à cerca de 110 quilômetros do aeroporto.
A Torre Digital da Saab é um sistema de controle de tráfego aéreo de última geração que melhora significativamente a consciência situacional dos controladores, permitindo decisões rápidas e informadas que aumentam a segurança e a eficiência operacional. A Torre Digital também permitiu ao Aeroporto London City expandir sua área de operação devido ao aumento da cobertura que oferece, maximizando a sua capacidade de tráfego aéreo.
“Estamos imensamente orgulhosos de nos tornarmos o primeiro grande aeroporto internacional a operar esta tecnologia pioneira da Saab. Este investimento em infraestrutura inteligente nos ajudará a atender ao crescimento futuro na demanda de passageiros, melhorar a gestão do tráfego aéreo e nos dar capacidade futura enquanto a indústria da aviação se recupera da pandemia”, disse Alison FitzGerald, Diretor de Operações do London City Airport.
A tecnologia apresenta níveis aumentados de informação aos controladores de tráfego aéreo em telas de janela digital: como identificação de voo e dados de radar, a capacidade de aumentar e diminuir o zoom, bem como gráficos adicionais e aumento para melhorar a visibilidade. Essas funcionalidades podem ser usadas por salas de controle externas.
Dezesseis câmeras e sensores de alta definição foram montados em uma torre digital de 50 metros de altura, fornecendo uma visão de 360 graus do sítio aeroportuário de London City. As imagens e áudio das aeronaves são transmitidas por canais de fibra óptica de alta velocidade para 14 telas, nos consoles dos controladores de voo, sediados na nova sala de controle no NATS, em Shanwick.
Essa tecnologia desenvolvida pela Saab Digital Air Traffic Solutions, está em uso nos aeroportos de Ornskoldsvik e Sundsvall, na Suécia. As imagens de vídeo podem ser sobrepostas com dados digitais sobre operações em tempo real para fornecer aos controladores a chamada perspectiva de “realidade aumentada”.
A exibição visual combinada pode incluir informações como códigos de chamada, altitude e velocidade das aeronaves em aproximação ou saindo de London City, além de informações meteorológicas e o rastreio de objetos em movimento. As câmeras locais possuem um recurso de pan-tilt-zoom que permite aos controladores ampliar as imagens em até 30 vezes para uma inspeção mais precisa.
“Esta é a primeira grande torre de controle digital do Reino Unido e representa uma conquista tecnológica e operacional significativa, especialmente no contexto da Covid-19. A tecnologia de torre digital destrói um projeto que permaneceu inalterado por 100 anos, permitindo-nos gerenciar aeronaves com segurança de quase qualquer lugar, ao mesmo tempo em que fornece aos nossos controladores novas ferramentas valiosas que seriam impossíveis em uma torre de controle tradicional”, comentou Juliet Kennedy, Diretora de Operações da NATS.
A torre de controle digital do City Airport foi concluída em 2019 e passou por um extenso período de testes antes de se tornar totalmente operacional. A antiga Torre de Controle analógica tinha 30 anos, e deveria passar por uma atualização significativa. Agora ela será reconstruída como parte do programa de modernização do City Airport.
Em 29 de abril, uma nova legislação entrou em vigor no Reino Unido para modernizar o espaço aéreo do país e aumentar o controle sobre o uso ilegal de aeronaves não tripuladas. A Lei de Gestão de Tráfego Aéreo e Aeronaves Não Tripuladas apoiará os esforços do Departamento de Transporte para fazer melhorias na forma como o espaço aéreo é controlado. O governo ainda não publicou um plano detalhado e um cronograma para as melhorias, que, segundo ele, reduzirão as emissões de carbono do transporte aéreo.
“Este é um marco importante para a Saab na implementação de soluções de tráfego aéreo remoto em grandes centros aeroespaciais civis com tráfego denso em um espaço aéreo complexo. Estamos ansiosos para ver a tecnologia decolar no Aeroporto da Cidade de Londres, dando aos controladores novas ferramentas e recursos de segurança que demonstram os benefícios que as torres digitais podem trazer”, disse Magnus Lewis-Olsson, Presidente da Saab UK.
A Torre Digital é uma solução flexível e escalável para uma ampla gama de casos de uso, tanto civis quanto militares, e já foi implementada com sucesso em aeroportos na Suécia, Reino Unido, Holanda, Alemanha e EUA, além de ter sido selecionada pela Marinha Real para suas Estações Aéreas Navais no Reino Unido.
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