• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

ATC: Europa realiza com sucesso primeiros testes de comunicação de voz em VHF usando link espacial

5 de junho de 2025

Illustration

ATC: Europa realiza com sucesso primeiros testes de comunicação de voz em VHF usando link espacial.
ATC: Europa realiza com sucesso primeiros testes de comunicação de voz em VHF usando link espacial.

ATC: Europa realiza com sucesso primeiros testes de comunicação de voz em VHF usando link espacial. Um projeto financiado pela União Europeia alcançou um marco significativo na inovação da gestão do tráfego aéreo, realizando com sucesso as primeiras comunicações bidirecionais de voz em VHF utilizando um link espacial do satélite IOD-1 de órbita terrestre baixa (LEO). O teste ocorreu entre o Centro de Controle de Área (ACC) de Gran Canaria/Espanha e as instalações da NAV Portugal em Santa Maria, nos Açores.

Os testes fazem parte do projeto ECHOES (Enabling Communications High Output Extended Satellite-based) que explora a viabilidade de comunicações VHF via link espacial para complementar a infraestrutura terrestre e ampliar a cobertura sobre áreas oceânicas e remotas. O projeto é cofinanciado pela União Europeia através do Mecanismo Interligar a Europa (CEF Transport) e apoiado pela Empresa Comum SESAR.

Na primeira fase dos testes, foi estabelecido um contato bilateral de voz em VHF entre a torre de controle do Aeroporto de Santa Maria, nos Açores, e o ACC Gran Canaria utilizando o satélite IOD-1. Na segunda fase, os técnicos localizados no ACC Gran Canaria enviaram mensagens de voz VHF via IOD-1 para aeronaves da Air Europa e da Iberia que sobrevoavam o Oceano Atlântico.

Estes primeiros resultados sugerem que os satélites LEO, como o IOD-1, podem oferecer uma plataforma onfiável e responsiva para ampliar as comunicações de voz VHF para além do alcance da infraestrutura terrestre. A proximidade dos satélites LEO à superfície terrestre permite uma menor latência e transmissões mais nítidas — vantagens que são particularmente valiosas para o controle do tráfego aéreo sobre áreas oceânicas e remotas, onde os sistemas terrestres não estão disponíveis.

Com base nestes resultados iniciais, está previsto para o final deste verão o lançamento do novo satélite LEO IOD-2, que permitirá ampliar os testes para aperfeiçoamento do futuro sistema de comunicação VHF aeronáutico via link espacial.

Fonte

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login