AT-802U Sky Warden o novo Armed Overwatch do USSOCOM. O monomotor AT-802U Sky Warden da L3Harris Technologies é a nova plataforma de vigilância armada (“Armed Overwatch”) desenvolvida para o Comando de Operações Especiais dos EUA (USSOCOM). O vetor poderá receber várias configurações de armamentos e sensores modulares, que podem ser rapidamente trocados.
Baseado no robusto avião agrícola AT-802 da Air Tractor, o Sky Warden do SOCOM poderá realizar missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), Apoio Aéreo Aproximado e operações de ataque contra grupos terroristas em locais austeros e sem suporte, como em áreas remotas do continente africano.
Em recente entrevista ao portal Defense News, Luke Savoie, Presidente do Setor de ISR da L3Harris Technologies, disse que o uso de engenharia baseada em modelos e sistemas abertos modulares permitiu projetar uma aeronave de baixo custo e sob medida, capaz de fornecer exatamente o que os usuários de Operações Especiais necessitam em campo.
O SOCOM precisa de aviões “Overwatch” armados para continuar a pressionar grupos extremistas, como o al-Shabab na Somália, em áreas com espaço aéreo amplamente incontestável. Esses novos vetores também poderão assumir algumas missões ISR realizadas pelas envelhecidas plataformas U-28 Draco.
O contrato inicial recebido pela L3Harris, no valor de US$ 170 milhões, é do tipo “entrega e quantidade indefinidas” e envolverá a produção de até 75 aeronaves Sky Wardens, em um valor total que poderá chegar até US$ 3 bilhões.
A L3Harris começou a trabalhar no futuro Sky Warden em março de 2020, logo após o SOCOM lançar sua licitação para o novo “Armed Overwatch”. Savoie disse que os engenheiros da empresa foram para as pranchetas “sem noções preconcebidas”.
Em vez de começar com uma lista de itens obrigatórios para o avião, como a engenharia tradicional baseada em requisitos, Savoie disse que os projetistas da L3Harris usaram engenharia de sistemas baseada em modelo, considerando por que o piloto do Sky Warden poderia precisar de certas capacidades, e a melhor maneira de preencher essas necessidades.
A L3Harris também procurou garantir que os recursos sejam totalmente integrados para reduzir a carga de trabalho do piloto e sua equipe, aproveitando a automação sempre que possível. “Em operações especiais, tudo se resume a isso: confiança”, disse Savoie. “O cara no chão não está procurando pontos em [um] mapa, em um tablet ou algo no pulso. Ele está procurando a confiança de que alguém falando em seu ouvido.”
Isso levou a L3Harris a refinar sensores e softwares embarcados e como eles integrariam os sistemas. A empresa conversou com operadores, buscando tornar o Sky Warden o mais fácil de usar. “Os usuários finais… constantemente nos lembram: ‘Gosto de olhar pela mira da minha arma, não gosto de olhar para o meu braço, para um tablet’”, disse Savoie, lembrando o que ouviu de um ex-piloto de U-28 e AC-130.
Os usuários também enfatizaram a importância da comunicação instantânea, sem latência, durante uma missão “Armed Overwatch”, disse Savoie, bem como a necessidade de agilizar as informações apresentadas ao piloto. Para chegar ao futuro Sky Warden, a L3Harris se uniu à Air Tractor, que normalmente constrói aeronaves agrícolas e de combate a incêndios.
A empresa havia trabalhado com a Air Tractor em programas anteriores, como aeronaves de vigilância para a Jordânia em meados da década de 2010 e outros projetos envolvendo sensores, armas e integração de softwares. Mas Savoie ressaltou que suas capacidades de ataque adicionais, o Sky Warden era muito mais complicado do que os aviões de vigilância jordanianos.
Para os testes, foram produzidos três protótipos dos Sky Wardens, sendo que um foi totalmente equipado, recebendo todas as modificações possíveis, com objetivo de realizar tudo que um avião operacional de Overwatch Armado teria que fazer. A empresa enviou esse protótipo para a Base Aérea de Eglin, na Flórida, no verão passado, para avaliação do SOCOM.
Um segundo protótipo foi construído para os testes de voo e para qualificar o piloto automático do avião. A L3Harris também construiu um terceiro protótipo Sky Warden para testar e certificar as asas reforçadas capazes de transportar até 6.000 libras de munição externa.
De acordo com o executivo da empresa, o Sky Warden pode ser facilmente desmontado em cerca de 7 horas, carregado em um avião de carga C-17 ou C-5, e remontado na mesma quantidade de tempo no destino. A L3Harris trouxe um Sky Warden para a Conferência da Indústria das Forças de Operações Especiais de maio em Tampa, Flórida, onde demonstrou a rapidez com que o processo de desmontagem e remontagem poderia ocorrer.
O custo unitário de um Sky Warden varia de acordo com sua configuração e recursos, disse Savoie, mas se recusou a apresentar os valores. O contrato da L3Harris também inclui o fornecimento de treinamentos, sistemas de planejamento de missão, equipamentos de suporte, peças de reposição e suporte logístico.
O Sky Warden possui seis pods para armas, e sua principal munição são os foguetes guiados de 2,75 polegadas APKWS (Advanced Precision Kill Weapon System). Também poderá levar bombas guiadas a laser GBU-12 Paveway, e a L3Harris trabalha para equipar o avião com o míssil Hellfire AGM-114. O Sky Warden tem a infraestrutura para utilizar até oito armas comuns baseadas em tubos de lançamento, como o AGM-176A Griffin.
A produção dos AT-802U Sky Warden começa nas instalações da Air Tractor, em Olney, no Texas, one são produzidas as fuselagens. Após elas serão enviadas para o centro de modificação da L3Harris, em Tulsa, Oklahoma, onde ocorrerá a conversão para a missão “Armed Overwatch”. Alguns componentes necessários para as modificações serão produzidos nas instalações da L3 Harris em Greenville, no Texas.
Além do hardware, a L3Harris desenvolve o software para o avião, o que é feito nas suas instalações de Nashville, no Tennessee. As tarefas de manutenção serão feitas em Rockwall, no Texas. O trabalho de engenharia acontecerá em locais L3 em Waco, Greenville e Plano, Texas. Vários outros sites do L3Harris fornecerão recursos de sensor, rádio e liberação de armas, disse Savoie.
Fonte: AFT
@FFO