Astronautics vai desenvolver novos aviônicos do ENAER Pillán II. Astronautics Corporation of America, sediada em Oak Creek, Wisconsin, anunciou que foi selecionada pela Empresa Nacional de Aeronáutica do Chile (ENAER) para desenvolver um sistema aviônico para a aeronave de treinamento básico T-35 Pillán II.
A nova versão do T-35 foi apresentada em novembro de 2022 pela ENAER e pretende ser o novo treinado primário da FACH. A ENAER vem trabalhando para realizar o primeiro voo entre o final de 2025 e o início de 2026. Esta semana mais um passo foi dado com a escolha da Aernautics para equipar a aeronave com sua aviônica.
O sistema aviônico apresenta um cockpit todo em vidro para auxiliar os pilotos estudantes na transição para aeronaves mais avançadas. No centro do sistema estão os displays multifuncionais (MFDs) Badger Pro + Gen 2. 0 da Astronautics, com duas telas nos cockpits dianteiro e traseiro. Esses displays fornecem dados primários de voo, monitoramento do motor, alerta à tripulação e uma interface de vídeo para instrutores. Adjacente aos MFDs está o sistema de gerenciamento de voo IFD 550 da Avidyne, que inclui GPS, navegação, comunicação e recursos de visão sintética. Os displays e aviônicos são compatíveis com visão noturna.
A Astronautics tem o prazer de trazer as capacidades e a experiência de nossos sistemas para o projeto PILLAN II, entregando uma solução de sistema aviônico madura, porém personalizada”, disse Eytan Saletsky, diretor de soluções de sistema da Astronautics. “A Força Aérea Chilena poderá treinar seus pilotos estudantes com um sistema aviônico moderno e integrado que garante uma transição suave e eficiente para a próxima aeronave no currículo de treinamento e, mais tarde, em suas carreiras operacionais”.
O sistema aviônico também inclui unidades de direção e referência de dados aéreos, sistemas de GPS e radionavegação, equipamento de vigilância com capacidade ADS-B In e Out, um sistema de aquisição de dados do motor e rádios de comunicação VHF integrados a um sistema de gerenciamento de áudio digital. Um gravador digital de vídeo, áudio e dados completará o sistema.
A Astronautics integrará, testará e verificará o sistema em seu Laboratório de Integração de Sistemas antes da instalação na aeronave protótipo no Chile. A ENAER conduzirá a integração da aeronave e os testes de voo, com a Astronautics apoiando os testes de aceitação de aeronavegabilidade. A ENAER está sob contrato para entregar 33 aeronaves Pillán II à Força Aérea Chilena (FACh) para substituir sua frota de treinamento T-35 envelhecida.
O programa Pillán II inclui fases de adaptação, implementação e teste. Três conjuntos de aeronaves aviônicas serão entregues para integração de protótipos e testes em solo de 2025 a 2026 e para o primeiro, que serão seguidos por testes em voo em 2027 para homologação. A produção em série de 30 aeronaves está programada para 2028 a 2030.
@CAS