Astronautics entregou o segundo L-100-20 modernizado para o Peru. A Força Aérea Peruana (FAP) recebeu recentemente o seu segundo quadrimotor Lockheed L-100-20 Hércules modernizado pela empresa norte-americana Astronautics Corporation. Em comunicado oficial de 15 de fevereiro, a empresa confirmou a aceitação pela FAP da aeronave atualizada após a conclusão bem sucedida dos voos de testes.
Em 2015 a FAP assinou um contrato com a Astronautics com objetivo de realizar o Programa de Atualização de Aviônicos (AMP) nos seus dois L-100-20 Hércules. A empresa possui know-how nessa atividade, tendo modernizado o cockpit de aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira, além de atuar como a principal fornecedora de sistemas de display Barger para os Hércules do Chile, Dubai e Arábia Saudita.
A atualização AMP dos Hércules peruanos consiste na conversão do cockpit analógico para um moderno glass cockpit, com a instalação do sistema de exibição de voo integrado Badger, composto por seis telas de 6×8 polegadas onde são exibidos os parâmetros e sistemas de alerta dos motores. O sistema Badger ainda pode ter habilitados os recursos adicionais de Night Vision Imaging System (NVIS) e Night Vision Goggles (NVG), de acordo com as necessidades do cliente.
O pacote de modernização ainda envolve a atualização dos sistemas de comunicação, navegação, vigilância e gestão de tráfego aéreo, atendendo aos requisitos operacionais CNS/ATM. Além disto, a Astronautics foi responsável pela integração dos sistemas de de outros fornecedores, como gerenciamento de voo, GPS, piloto automático, entre outros.
O L-100 é uma versão civil do clássico quadrimotor militar L-382 (ou C-130 Hércules). A aeronave entregue modernizada neste mês para a Força Aérea Peruana foi a FAP-397, que juntamente com o FAP-382, o primeiro L-100-20 atualizado pela Astronautics, são operados pelo Grupo Aéreo Nº 8, sediado na Base Aérea El Callao, em Lima.
Fonte: Astronautics Co.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO