Em 08 de março foi o lançamento do primeiro exercício espacial militar na Europa, o “AsterX 2021”. Liderado pelo Comando Espacial (CDE) da Armée de l’Air et de l’Espace, esse exercício de treinamento tático e operacional de operações espaciais militares acontecerá até o dia 12/03, no Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), em Toulouse.
Ao final do seu pronunciamento de abertura do “AsterX 2021”, o Coronel Christophe Michel, Diretor do Exercício encerrou dizendo aos militares: “Vocês são combatentes espaciais!”. Cerca de sessenta operadores espaciais compõem a equipe que atua diretamente no exercício.
Todas as unidades operacionais do CDE estão participando do exercício: o Centro de Comando e Controle de Operações Espaciais (C3OS) em Paris, o Centro de Observação por Satélite Militar (CMOS) em Creil e o Centro de Monitoramento Militar de Objetos Espaciais (COSMOS) de Lyon. Todos eles trabalham em estreita colaboração com o Centro Nacional de Estudos Espaciais e os parceiros alemães e americanos.
Reunidos na mesma sala de operações, os participantes são confrontados com situações complexas e realistas. O cenário de combate simulado do “AsterX 2021”, atua no meio do Oceano Atlântico, em um continente fictício, onde duas nações passam por uma crescente e grave crise geopolítica. Um dos países é apoiado pela França e seus aliados. As unidades de Comando Espacial estão se mobilizando com seus parceiros para monitorar a atividade e responder a possíveis ataques espaciais.
Durante a semana, a crise fictícia entre as duas regiões será alimentada, e o objetivo é varrer todos os tipos de eventos espaciais na área. Os operadores terão que lidar com disparos de armas anti-satélite, por exemplo, encontros espaciais ou até mesmo interferências solares. O treinamento progredindo em um ambiente simulado, contribuirá para o treinamento das forças espaciais militares e para o aprimoramento dos processos operacionais do CDE.
O nome “AsterX” foi escolhido em alusão ao primeiro satélite francês lançado pelo foguete Diamant em 1965, que também homenageia os quadrinhos franceses Asterix.
@FFO