Associação pretende reunir mais uma dúzia DC3/C-47 para celebrar 80 anos do Dia D em 2024. O “D-Day Squadron” ou ”Esquadrão do Dia D” (DDS) é uma associação que reúne proprietários civis americanos dos lendários aviões de transportes Douglas C-47 e DC-3. A entidade foi criada celebrar as operações do “Dia D” (Operação Overlord) e a “Ponte Aérea de Berlim”, ocorridas durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, respectivamente.
Em 2024, serão celebrados os 80 anos do “Dia D” e os 75 anos da “Ponte Aérea de Berlim”. Para isso, o grupo está preparando o “Legacy Tour 2024”, uma grande viagem rumo à Europa com pelo menos dez aeronaves. A expectativa é que em 18 de maio de 2024, o Esquadrão decole do Aeroporto Oxford-Waterbury, em Connecticut, nos Estados Unidos, em um voo que deverá cruzar o Atlântico Norte ao longo da rota original do Blue Spruce.
De acordo com uma reportagem do portal The War Bird News, a lista de aviões participantes ainda não está fechada, e muda regularmente, “o que é compreensível ao enfrentar um desafio tão monumental”. As equipes trabalham arduamente para preparar as suas aeronaves para participar da grande missão, “mas a complexidade da missão, os desafios logísticos e os enormes custos envolvidos inevitavelmente manterão a sua participação suspensa até poucos dias antes da decolagem”, citou a reportagem.
Em 2019, para celebrar os 75 anos da Operação Overlord do Dia D, o DDS reuniu nada menos que 15 Douglas DC-3/C-47 na Europa. Agora, enfrentando um período socioeconômico difícil, a Associação pretende reunir pelo menos uma dezena de aeronaves na histórica viagem. Os aviões americanos serão acompanhados por pelo menos três C-47 baseados na Europa, vindos da França, Finlândia e Suécia.
“Estamos entusiasmados por nos juntarmos ao D-Day Squadron para comemorar o 80º aniversário da Operação Overlord. Como uma aeronave da Marinha dos EUA, o READY-4-DUTY e sua tripulação têm a honra de representar as contribuições da Marinha dos EUA neste evento histórico”, compartilhou Chris Volpe, Líder da DFW Wing of the Commemorative Air Force. “Esta será a nossa primeira missão de voo com o esquadrão, uma grande saudação à Maior Geração que veio antes de nós.”
A missão por trás do Legacy Tour 2024 é reunir operadores internacionais de aeronaves clássicas da Segunda Guerra Mundial, mais especificamente os lendários bimotores de transporte DC-3 e C-47, prestando uma homenagem aos veteranos da Segunda Guerra Mundial.
“Tendo liderado a viagem dos DC-3 à Europa em 2019, o ‘ D-Day Squadron‘ conquistou uma presença global que permitiu à nossa organização crescer e multiplicar as nossas conexões e até mesmo lançar a Sociedade DC-3, onde ajudamos ativamente operadores, tripulações, mecânicos e entusiastas em operações, aeronavegabilidade e exibições”, disse Eric Zipkin, diretor de operações e piloto-chefe de missão do DDS. “Vencemos a guerra por causa de nossas habilidades logísticas, é apropriado que nós, como comissários desta nobre aeronave, continuemos a voar e a manter a mesma estrutura que foi a espinha dorsal para alcançar a vitória”, afirmou.
Até o dia 10 de novembro, as aeronaves a seguir confirmaram sua participação no Legacy tour 2024:
Conheça aqui as aeronaves que compõem o D-Day Squadron.
A campanha para o “Legacy Tour 2024” segue em desenvolvimento, com a preparação de aeronaves e arrecadação de fundos. O “Esquadrão do Dia D” espera anunciar até 2024 mais aeronaves que poderão se unir à grande missão.
@FFO