“Aspirantex 2025”: alunos militares vivenciam a rotina em navios de guerra em alto-mar. A Marinha do Brasil iniciou em 10 de janeiro a Operação “Aspirantex 2025”, que reúne Aspirantes da Escola Naval, alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), além de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e da Academia da Força Aérea Brasileira. Eles embarcaram em navios de guerra da MB para 22 dias de navegação pela costa brasileira para vivenciar a rotina a bordo e participar de exercícios de adestramentos no mar.
Composto pelo Navio Doca Multipropósito “Bahia”, pelo Submarino “Riachuelo” e pelas Fragatas “Liberal”, “Defensora”, “Independência” e “União”, além do NDCC “Almirante Saboia” e de aeronaves do Comando da Força Aeronaval, o Grupo-Tarefa suspendeu do Complexo Naval Mocanguê (RJ), na última sexta-feira (10), e navegará pela costa brasileira com atracação prevista nos portos de Maceió, Recife e Salvador.
Durante os seis primeiros dias da Operação, os Aspirantes passam por uma rotina intensa de atividades e operações a bordo. Também foram realizadas operações aéreas conduzidas pelo 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e pelo 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino, destacando-se o exercício de Controle Aéreo Tático e a transferência de cargas leves por guincho (pick-up).
Além disso, um destacamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), embarcado no NDM “Bahia”, realizou demonstrações operativas de alto nível, como o Fast Rope, uma técnica que permite o desembarque rápido de tropas em áreas de difícil acesso, utilizando cordas para descida a partir de helicópteros.
Os Aspirantes também acompanharam o exercício LEAP FROG, em que navios mantêm alinhamento preciso para compensar fatores como vento e correnteza, permitindo a execução do Light Line, usado para estabelecer cabos de comunicação e transferir materiais entre embarcações.
Entre 16 e 20 de janeiro, os navios estarão atracados nas cidades de Maceió (AL), Recife (PE), Cabedelo (PB) e Natal (RN) para a primeira fase de atividades nos portos. Após a desatracação, o Grupo-Tarefa iniciará uma viagem de quatro dias até a segunda fase de porto, que ocorrerá de 24 a 27 de janeiro, quando todos os navios se reunirão em Salvador (BA).
Especialmente para os 209 Aspirantes da Escola Naval, as experiências adquiridas na “Aspirantex” fazem parte do ciclo escolar. Após participarem dos adestramentos e acompanharem de perto as atividades desempenhadas pelos Oficiais do navio, os Aspirantes do segundo ano definem o rumo de suas carreiras durante a comissão, escolhendo entre os Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
@FFO