Aspirantes da FAB realizam seu primeiro voo solo em helicópteros. O Aspirante Thiago Bento Magalhães e o Aspirante Emanuel Gomes Ferreira realizaram em 25/04 os seus primeiros voos solo de helicóptero no H-50 Esquilo, como parte do Curso de Especialização Operacional de Asas Rotativas da Força Aérea Brasileira (FAB).
O voo ocorreu na Base Aérea de Natal (RN), sede do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião, unidade historicamente responsável pela formação dos pilotos de asas rotativas Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com o Aspirante Bento, “Voar sozinho um helicóptero pela primeira vez é algo que certamente ficará para sempre na minha memória. Não é fácil descrever a sensação de estar capaz de realizar um novo tipo de voo sozinho, e isso só reforça o lema e a capacidade do Esquadrão Gavião de formar os futuros pilotos da nobre Aviação de Asas Rotativas.”
Para o Aspirante Ferreira “Os momentos que antecederam o guarnecer até a partida foram marcados por um nervosismo que gradualmente se transformou em pura felicidade ao realizar um sonho que me acompanha desde a EPCAR. Além disso, sinto uma imensa gratidão por pertencer ao Esquadrão Gavião e agora fazer parte da Aviação de Asas Rotativas.”
O 1º/11º GAV – Esquadrão Gavião
Criado em 08 de setembro de 1967 com a missão de formar pilotos e mecânicos da Aviação de Asas Rotativas para a FAB, o Centro de Instrução e Emprego de Helicópteros (CIEH) foi baseado no Destacamento da Base Aérea de Santos (DBAST), em São Paulo. Em 20 de janeiro de 1970 a Unidade evoluiu para Centro de Instrução de Helicópteros (CIH). Em 30 de abril de 1973, o CIH, juntamente com o DBAST, foram transformados em Ala-435, mantendo suas atribuições.
Em 04 de junho de 1979, o Decreto nº 83.538 criou o 1º/11º GAV Grupo de Aviação, unidade aérea sediada na Base Aérea de Santos, em substituição a Ala-435). Desde então, o 1º/11º GAV é referência na formação de pilotos de helicópteros.
Em 1979, o 1º/11º GAV contava com uma frota de 40 Bell OH-13H, destinados à instrução primária. No decorrer do tempo o Esquadrão Gavião operou os helicópteros Bell H-13H, Sikorsky SH-19D, Bell OH-4 Jet Ranger e Bell UH-1D Huey. A partir de 1981 foram utilizados os Bell UH-1H para instrução avançada, que operaram até 1986, quando foram recebidas as aeronaves Helibras H-50 Esquilo, que compõem a atual frota do Gavião.
Em dezembro de 2006, o Esquadrão Gavião foi deslocado da Base Aérea de Santos para a Base Aérea de Natal, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Além da instrução aérea, o Esquadrão Gavião realiza missões de resgate, busca e salvamento no litoral nordestino, dispondo de aeronaves em alerta durante as 24 horas do dia.
O seu lema é: “Nós ensinamos a voar e manter helicópteros!”
Fonte: FAB
@FFO