

ASELSAN realiza primeiro teste de disparo real do seu sistema de defesa aérea Göksur. A ASELSAN, empresa líder da indústria de defesa da Turquia, realizou o primeiro teste de tiro real do sistema de defesa aérea Göksur. O teste foi realizado em 07 de outubro no campo de testes de mísseis de Sinop, na costa turca do Mar Negro.
Concluído com sucesso, o teste de fogo real do Sistema de Defesa Aérea GÖKSUR, estabeleceu um marco histórico nas capacidades de defesa naval da Turquia com a primeira interceptação bem-sucedida de um alvo por um míssil desenvolvido localmente.
O teste demonstrou o desempenho excepcional do sistema, com o míssil GÖKSUR IIR, equipado com um buscador infravermelho avançado, atingindo com sucesso um alvo próximo ao mar a uma distância superior a 11 quilômetros.
O lançamento foi realizado a partir do GÖKSUR 100-N VLS (Sistema de Lançamento Vertical) desenvolvido pela ASELSAN, demonstrando a crescente expertise da Turquia em tecnologias nacionais de lançamento de mísseis. O míssil foi guiado pelo datalink GÜDÜ da ASELSAN durante sua fase intermediária e travou autonomamente o alvo com precisão na fase final, atingindo e destruindo o alvo com sucesso.
Desenvolvido pela ASELSAN com a contribuição da TÜBİTAK SAGE, a família de produtos GÖKSUR oferece defesa aérea de alta eficiência para plataformas de superfície contra ameaças como mísseis antinavio e de cruzeiro, veículos aéreos não tripulados e aeronaves de combate. Ao modernizar as arquiteturas de defesa antimísseis a bordo e estabelecer uma camada de proteção robusta, o sistema aprimora as capacidades de dissuasão naval e autodefesa da Turquia e seus aliados.
Ahmet Akyol, Presidente e CEO da ASELSAN, enfatizou a importância estratégica da conquista: “Com o GÖKSUR, a Turquia atingiu um novo marco em sua capacidade de defesa naval. Este sucesso não apenas fortalece nossa defesa e dissuasão naval, mas também reforça o compromisso da ASELSAN com o desenvolvimento de sistemas locais inovadores que garantam a superioridade operacional das forças armadas.”
Fonte: ASELSAN
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO