A empresa americana Skyways, com sede em Austin, Texas, está desenvolvendo asas dobráveis autônomas para seu sistema aéreo não tripulado (UAS – Unmanned Aerial System) do Grupo 3, selecionado para o programa da USN designado Blue Water Maritime Logistics UAS, que visa dotar os navios da Marinha cum um drone logístico.
O objetivo da empresa é fazer com que as asas das aeronaves VTOL do Grupo 3 se dobrem autonomamente após a decolagem e antes do pouso, fornecendo a tripulação um melhor manuseio e armazenamento dentro do navio.
A aeronave Skyways Grupo 3 foi selecionada pela Marinha dos EUA para seu programa de UAS logístico. A empresa venceu a Boeing, que ofereceu em conjunto com a Schiebel, o S-100 Camcopter.
A Skyways recebeu do Naval Aviation Systems Consortium (NASC) US$ 575.141 em 29 de agosto de 2019 através de um OTA (Other Transaction Award) para desenvolver o UAS do programa Blue Water Maritime Logistics UAS. A Skyways, sob a OTA de agosto de 2019, desenvolveu um sistema de dupla propulsão que está sendo empregado em uma de suas aeronaves. Este sistema tem propulsão elétrica para VTOL e um motor a gasolina de combustível para todas as demais fases do voo de cruzeiro. Em 99,9% de um voo de 644 km usará o motor de combustível.
@CAS