• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

As primeiras imagens do KC-390 da Força Aérea de Portugal

11 de novembro de 2020
Robôs trabalham na estrutura do primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea de Portugal, na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto/SP (Foto: FAP).

A Força Aérea Portuguesa (FAP) divulgou imagens do seu primeiro Embraer KC-390 Millennium, na linha de montagem no interior de São Paulo.

Em comunicado oficial, a FAP disse que entre os dias 27 e 28 de outubro, foi realizado o “Critical Design Review”, com reuniões por vídeo-conferência entre técnicos da FAP e da Embraer, com o objetivo acertar detalhes e concluir o desenho da arquitetura de sistemas da aeronave, de acordo com os requisitos estabelecidos em contrato pelo governo português. As vídeo-reuniões também serviram para acompanhar o atual estágio de produção do primeiro KC-390 da FAP, na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

As asas do KC-390 português, na fábrica de Gavião Peixoto/SP (Foto: FAP).

Apesar das dificuldades em decorrência da pandemia, o projeto se mantém dentro do cronograma e sem atrasos. Nas reuniões foram debatidas as soluções técnicas previstas para satisfazer os requisitos operacionais e de certificação estabelecidos, para que a aeronave de última geração cumpra todo o espectro de missões definidas em contrato.

Em 11 de julho de 2019, o Governo Português assinou o contrato com a Embraer, adquirindo cinco KC-390 Millennium, que irão substituir os C-130H Hercules na Esquadra 501, na Base Aérea do Montijo. O contrato está avaliado em USD 930 milhões, e envolve além das aeronaves, um simulador de voo e serviços de manutenção e suporte técnico pelo período de doze anos. De acordo com o planejamento, os KC-390 portugueses serão entregues de 2023 a 2027, ao passo de uma aeronave por ano.

Técnicos trabalham nas asas do KC-390 da FAP (Foto: FAP).

Portugal faz parte do pool de países com empresas envolvidas na produção do avião de transporte da Embraer. A empresa portuguesa OGMA – Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, é responsável pela construção da seção central da fuselagem e do compartimento do trem de pouso principal.

Além de pedidos firmes do Brasil (28) e de Portugal (05), o projeto Embraer KC-390 Millennium tem cartas de intenções (sem venda efetivada) para 33 aeronaves, sendo os interessados a Argentina (06), Chile (06), Colômbia (12), República Tcheca (02) e a empresa de serviços de aviação SkyTech (06).

O primeiro KC-390 da FAP será entregue em 2023 (Foto: FAP).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login