ARP Leonardo AWHERO obtém certificação militar. O helicóptero pilotado remotamente AWHERO da Leonardo obteve a certificação militar básica da DAAA (Direzione degli Armamenti Aeronautici e per l’Aeronavigabilità) italiana. Esta é a primeira certificação militar do mundo para um helicóptero pilotado remotamente em sua categoria, ou seja, para uma máquina com peso de 200 kg.
Esta certificação também inclui a operação embarcado em navios. Segundo o certificado da DAAA o projeto, desenvolvimento, produção e suporte técnico do AWHERO atendem aos requisitos de aeronavegabilidade definidos pelas autoridades militares, garantindo o mais alto nível de segurança de missão, confiabilidade e uso por operadores militares.
Esta certificação militar também se baseia em partes da norma STANAG 4702 da OTAN definida para helicópteros pilotados remotamente e se beneficiou da considerável experiência da Leonardo no desenvolvimento de aeronaves de asas rotativas, integração de sistemas e no uso do helicópteros militares no setor naval.
Desde 2019, a plataforma AWHERO está envolvida em atividades de demonstração no âmbito da vigilância marítima a bordo de unidades navais da OCEAN2020, um programa europeu dedicado à vigilância marítima e tecnologia de segurança que inclui 43 diferentes empresas e instituições lideradas pela Leonardo.
Além disso, o AWHERO está atualmente sendo avaliado em várias competições internacionais. Por exemplo, na Austrália, uma equipe formada pela Northrop Grumman e Leonardo está entre os concorrentes selecionados para a próxima fase do programa Sea 129-5, com o objetivo de fornecer à Marinha Australiana recursos de inteligência, vigilância e reconhecimento por meio emprego de sistemas pilotados remotamente. A proposta de Northrop Grumman e Leonardo é baseada no AWHERO.
@CAS