ARMY-2022: Rússia apresenta o helicóptero Bas-750. A Russian Helicopters Company, uma subsidiária da estatal russa Rostec Corporation, exibiu durante a exposição do 8º Fórum Técnico-Militar Internacional (ARMY-2022) um novo helicóptero não tripulado, chamado de “Bas-750”.
Com um alcance de comunicação de até 150 km, o Bas-750 pode voar a uma altitude de até 3.500 metros, por até 7 horas, graças ao seu tanque de combustível tem 175 litros. O drone consegue entregar cargas de até 200 quilos voando a 180 km/h, operando com um peso máximo de decolagem de 750 kg, segundo a Rostec.
BAS-750 é a variante maior do drone BAS-200. Ele continua a linha de sistemas não tripulados multifuncionais capazes de resolver uma grande lista de tarefas. Isso inclui operações de busca e resgate (SAR), geodésia, mapeamento, monitoramento de terras agrícolas, estradas, corpos d’água, infraestrutura de petróleo e gás, linhas de fornecimento de energia, comunicações e dutos, além de transporte de cargas.
“Em uma configuração típica, os drones de asa rotativa são equipados com um sistema optoeletrônico, cinco câmeras panorâmicas diurnas e a capacidade de retornar ao ponto de partida mesmo na ausência de dados de navegação por satélite”, disse Oleg Gulyaev, Primeiro Vice-Diretor Geral da holding de helicópteros russos.
Vale a pena notar que o helicóptero ucraniano AK1-3 Sanka foi a base para o Bas-750. Ele é equipado com um sistema optoeletrônico, cinco câmeras diurnas e noturnas e a capacidade de retornar ao ponto de partida mesmo na ausência de dados de navegação por satélite.
@CAS