Armscor tem socorrido a Denel. A Armscor ou Armaments Corporation of South Africa – a agência de compras do Departamento de Defesa da África do Sul, está sendo criativa ao lidar com a crise na Denel pagando diretamente aos fornecedores da Denel, entre outras medidas, enquanto a empresa luta para cumprir os contratos da Força de Defesa Nacional da África do Sul (South African National Defence Force).
A única empresa do grupo Denel que continua a prestar serviço à SANDF é a Denel Aeronautics, que é contratada para a manutenção dos Helicópteros Rooivalk e Oryx, bem como das aeronaves de transporte C-130 Hercules. A Denel Aeronautics foi financeiramente cercada pelo grupo, para que sua receita não seja desviada para pagar outras divisões deficitárias. Isso permite que a empresa utilize a receita para a aquisição de peças de reposição essenciais. A Armscor está auxiliando a Denel pagando diretamente a fornecedores selecionados que a Denel Aeronautics contrata – muitos se recusam a trabalhar diretamente para a Denel por causa de dívidas não pagas.
“O trabalho de manutenção contratado em aeronaves SAAF continua, embora em um ritmo mais lento”, disse Armscor. De fato, a Denel Aeronautics está licitando novos contratos de manutenção para as aeronaves C-130 Hercules, Oryx e Rooivalk.
No lado terrestre, todos os serviços contratados da Denel Land Systems e Denel Vehicle Systems foram afetados devido à indisponibilidade de componentes dos fornecedores. A Denel Land Systems não pode entregar veículos de combate de infantaria Badger sob o Projeto Hoefyster e a Armscor recomendou que este contrato fosse cancelado.
No que diz respeito à manutenção de veículos, a Armscor identificou fornecedores alternativos para o fornecimento de peças de reposição tradicionalmente adquiridas da Denel Vehicle Systems e já fez pedidos para fornecer peças de reposição críticas para o Exército Sul-Africano. “A Armscor continuará a se envolver com potenciais fornecedores alternativos de peças e serviços tradicionalmente fornecidos pela Denel Land Systems.”
A Armscor havia identificado o fornecimento de munição e pirotecnia pela Denel PMP como um problema. Em alguns casos, a Denel é a autoridade de design de itens críticos, como cartuchos de assento ejetável, cartuchos de extinção de incêndio e contramedidas e “apresenta desafios para obter os equipamentos e serviços necessários de outras fontes, pois esses equipamentos e serviços só podem ser obtidos da Denel”.
A Denel não está em conformidade com os impostos do Serviço de Receita da África do Sul (SARS), pois deve à milhões de rands (R) em impostos e, portanto, a Armscor contratou o Tesouro Nacional para uma dispensa para que o PMP forneça munição crítica de pequeno calibre ao Departamento de Defesa. A PMP está enfrentando desafios com a aquisição de matérias-primas necessárias para a execução de contratos, e atrasos significativos estão ocorrendo na execução de contratos críticos, como pirotecnia e assento ejetável/cartuchos de extinção de incêndio para aeronaves SAAF. As aeronaves não podem voar até que os cartuchos sejam substituídos. A Armscor disse que está investigando opções alternativas para garantir o fornecimento contínuo de cartuchos.
@CAS