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Armênia x Azerbaijão: Turquia estaria instalando motores aeronáuticos Rotax, de uso civil, nos drones de combate Bayraktar

24 de outubro de 2020
UCAV Bayraktar TB2 da Turquia, armado com mísseis e foguetes guiados (Foto: Baykar).

A Bombardier Recreational Products (BRP) informou que suspendeu a entrega de motores de aeronaves para “países com uso obscuro”, após relatos de que alguns desses motores estão sendo usados ​​em drones de combate turcos, implantados pelo Azerbaijão na luta contra as forças armênias em Nagorno- Karabakh.

A empresa sediada em Quebec, disse que tomou conhecimento no final da semana passada que alguns dos motores de aeronaves de lazer produzidos por sua subsidiária austríaca, Rotax, estão sendo usados ​​em veículos aéreos não tripulados (UAV) turcos Bayraktar TB2.

A informação foi divulgada pelo Vice-Presidente Sênior da BRP, Martin Langelier, em comunicado por e-mail para a Rádio Canadá Internacional. “Recentemente, fomos informados que motores Rotax estão sendo usados ​​em UAVs militares e imediatamente iniciamos uma investigação. Enquanto isso, estamos suspendendo a entrega de motores de aeronaves em países com uso desconhecido.” Langelier salientou que, os motores de aeronaves Rotax produzidos na Áustria, são projetados e certificados exclusivamente para uso civil.

Motor Rotax 912 de 100 HP, o mesmo modelo que a fabricante turca Baykar, estaria instalando nos seus UAV militares Bayraktar TB2 (Foto: Raiari Jhale).

Gabriele Juen, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores austríaco, disse que os motores Rotax são usados ​​em vários esportes motorizados, incluindo drones que podem ser usados com propósitos exclusivamente civis.

“Na lista de controle de itens de uso duplo da União Europeia, não consta o motor do drone em questão”, disse Juen. “Como consequência, nenhuma licença de aprovação é exigida pela legislação austríaca que regula a exportação de produtos relacionados à defesa.”

Especialistas no assunto, alertam que a questão dos motores de aeronaves recreativas Rotax, sendo usados em drones militares turcos, expõe uma grave falha no sistema de controle de vendas de componentes, como motores aeronáuticos.

Os drones Bayraktar TB2 também carregam sensores ópticos e sistemas de designação de alvos produzidos pela L3 Harris WESCAM, sediada em Burlington, Ontário. Recentemente Oficiais das Forças Armadas da Armênia, exibiram partes de um drone Bayraktar TB2 abatido, onde apareciam fragmentos do sistema ótico canadense, e do motor Rotax.

UAV turco Bayraktar TB2, atingido pela defesa aérea da Armênia. Detalhes do sensor óptico CMX-15D, fabricado em junho de 2020 pela empresa canadense WESCAM e instalado no drone em setembro de 2020 (Fonte: Shushan Stepanyan – Assesora de Imprensa do Ministério da Defesa da Armência).

O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, pediu aos países que fornecem componentes para o programa turco de drones que sigam o exemplo do Canadá e suspendam todas as exportações de tais componentes para a Turquia. A Armênia acusa a Turquia de fornecer armas ao Azerbaijão, incluindo drones e caças F-16, bem como conselheiros militares e mercenários jihadistas sírios que participaram do conflito. Autoridades armênias também acusaram o Azerbaijão de usar drones turcos não apenas para atingir as forças militares, mas também para conduzir ataques contra a infraestrutura civil em Nagorno-Karabakh e na própria Armênia.

O Canadá suspendeu a maioria das exportações de tecnologia de defesa para a Turquia em outubro de 2019, após a invasão turca do noroeste da Síria. Por outro lado, o ministro das Relações Exteriores do Canadá, François-Philippe Champagne, suspendeu apenas em 06 de outubro de 2020, as licenças de exportação dos sensores ópticos e sistemas de aquisição de alvos da WESCAM. Fontes da Rádio Canada Internacional, revelaram que o primeiro ministro Justin Trudeau e o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan, fizeram no mínimo dois contatos telefônicos recentes, para discutir sobre a questão das exportações do WESCAM para a Turquia.

Os motores de aviação da austríaca Rotax, são referência mundial na aviação experimental, graças às constantes inovações de seus motores e da flexibilidade de uso. Eles estão entre os mais confiáveis e eficientes entre os motores destinados à aviação experimental e esportiva. As diversas versões produzidas pela Rotax, equipam grande número de aeronaves consideradas microleves ou LSA – Light Sport Aircraft, ultraleves e drones civis.

@FFO

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