Conforme o portal ArmenPress, o Sub-Comandante das Forças de Defesa Aérea da Armênia, Coronel Garik Movsesyan, divulgou durante uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (15/10), que mais um Su-25 do Azerbaijão foi derrubado pelas forças armadas armênias. “Antes do início desta conferência de imprensa, recebemos as informações de que outro Su-25 do Azerbaijão foi destruído”, declarou o Oficial General.
Conforme o Governo de Yerevan, este seria o terceiro Su-25 azeri abatido sobre o território de Nagorno-Karabakh nos último quatro dias. O primeiro foi derrubado em 12 de outubro, o segundo ontem (14/10) e hoje mais um Frogfoot arzeri teria sido derrubado, totalizando 20 aeronaves derrubadas desde o início do conflito. Esta contabilidade vem do lado da Armênia.
Por outro lado, o jornal azeri AzVision divulgou que Ministério de Defesa do Arzeibaijão, repudiou veementemente que o seu Su-25 foi abatido pelo inimigo, salientando que nenhum jato deste modelo voou na data alegada.
De acordo com o The Military Balance 2020, a Força Aérea do Azerbaijão contabilizava 19 aeronaves de ataque Su-25 e Su-25UB, entretanto sem informações confiáveis de quantos estariam fora de serviço. Por outro lado, o Site Scramble contabiliza 44 Frogfoot ativos, porém as informações igualmente carecem de confirmações.
@FFO