O Ministério das Relações Exteriores da Armênia divulgou que um caça F-16 turco, teria abatido um dos seus Sukhoi Su-25, conforme informações da BBC. As autoridades relaram que o incidente ocorreu em seu espaço aéreo, e que o piloto do Su-25 teria morrido.
O fato ocorre três dias após a eclosão do conflito militar entre a Armênia e o vizinho Azerbaijão, por conta da disputada região de Nagorno-Karabakh. Quase 100 pessoas, incluindo civis, morreram em 72 horas de combates na região montanhosa, um enclave reconhecido internacionalmente como parte do Azerbaijão, mas administrado por armênios étnicos desde a guerra 1988-94.
O ataque ocorreu horas depois da Turquia anunciar que ajudaria o Azerbaijão a repelir a “agressão da Armênia”, oferecendo assistência diplomática e militar. Por sua vez, a Armênia disse que estava preparada para usar mísseis balísticos Iskander, de fabricação russa, se a Turquia – membro da OTAN – utilizar os seus caças F-16 de fabricação americana, no conflito da região de Nagorno-Karabakhs.
Um porta-voz do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, negou a reivindicação de Yerevan pela Bloomberg. O ministério da defesa do Azerbaijão também negou que um jato turco F-16 tenha derrubado um avião de guerra armênio.
@FFO