A Armée de l’Air substituiu definitivamente os bimotores C-160F Transall pelos Lockheed KC/C-130J Hércules, na Operação Barkhane, no Níger.
No último dia 31 de julho, o C-160 baseado na Base Aérienne Projetée de Niamey (BAP), foi substituído pelo o KC-130J 5874/61-PQ do Esquadrão de Transporte (ET) 2/61 “Franche-Comté” da Base Aérea 123 Orléans/Bricy.
Apoiando as tropas francesas e da colisão que lutam contra os insurgentes na região do Sahel e Saara, os Hércules terão importante papel tático e logístico na Operação Barkhane. As missões que serão realizadas pelos KC/C-130J vão desde o transporte de cargas e passageiros, até o lançamento de pára-quedistas para infiltrações de militares em áreas de combate, suprimento de tropas, e pousos em pistas não preparadas como nas localidades de Tessalit e Ménaka. Adicionalmente, por se tratar de um KC-130, poderá reabastecer em solo ou em voo os helicópteros franceses que atuam nas missões na região do Sahel-Saara (BSS).
Com mais de 50 anos de serviços prestados no país e no exterior, os C-160 da Armée de l’Air estão em processo de desativação. O clássico bimotor não retornará mais para o Níger, e para celebrar o fim deste capítulo, foi realizada uma cerimônia, onde os militares da BAP Niamey saudaram pela última vez o velho Transall, que será enviado para o parque da Aeronáutica na França. A previsão de retirada do último C-160F da frota francesa é 2023.