Armée de l’Air realiza o exercício multinacional VOLFA 2022. Entre os dias 26 de setembro e 14 de outubro, a Armée de l’Air et de l’Espace Francesa (AAE) está realizando o Exercício Multinacional VOLFA 2022, centralizado principalmente na Base Aérea 118 em Mont-de-Marsan, região sudoeste da França. Trata-se de um exercício de alta intensidade, que na edição deste ano terá maior integração dos domínios cibernético e espacial.
Baseado em um cenário realista, o VOLFA se concentra principalmente na chamada “capacidade de força de entrada”, quando são lançadas as primeiras surtidas aéreas sobre um ambiente contestado. Desta forma, são realizados ataques aéreos diurnos e noturnos de alta complexidade, durante os quais são abordadas todas as dimensões de uma operação aérea de alta intensidade.
Cerca de 60 aeronaves de oito países estão envolvidas no VOLFA 2022, baseadas principalmente na BA118 em Mont-de-Marsan e, pela primeira vez neste exercício, na BA125 em Istres. Além dos meios aéreos, participarão das operações controladores de tráfego aéreo, operadores de defesa aérea terrestre e estações de comando e controle.
Participam do VOLFA 2022 destacamentos da USAF, Força Aérea Real Canadense (RCAF), Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos (UEAF), Ejército del Aire y del Espacio Espanhol (AdAE), Força Aérea Helênica (HAF), Aeronáutica Militares Italiana (AMI) e Força Aérea Portuguesa (FAP), além é claro dos anfitriões franceses.
Du 26/09 au 14/10, la BA 118 accueille l’#exercice « VOLFA », entraînement majeur de préparation au combat des forces conventionnelles de l'AAE. Au programme : des missions de supériorité aérienne, de reconnaissance, de projection de force et de protection des forces déployées. pic.twitter.com/LecrqZUIE4
— Armée de l'Air et de l'Espace (@Armee_de_lair) September 26, 2022
Quase uma dúzia de outras nações, incluindo Austrália, Reino Unido, EUA ou Japão e Geórgia) enviaram militares como observadores, para absorverem os conhecimentos e expertise dos participantes do VOLFA 2022.
@FFO