Armeé de l’Air francesa recebeu o 20º A400M Atlas. A Força Aérea e Espacial Francesa, ou Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) recentemente recebeu o seu 20º Airbus A400M Atlas. A aeronave, matrícula 075/F-RBAT (c/n 075), foi oficialmente recebida em 22 de novembro pelo Departamento Geral de Armamentos (DGA) do Ministério da Defesa da França.
De acordo com um comunicado do DGA, esta aeronave possui os mais recentes equipamentos e sistemas certificados pelas autoridades de aeronavegabilidade militar das sete nações envolvidas no projeto do A400M.
Entre esses avanços está a capacidade de navegação a baixa altura em condições meteorológicas de baixa visibilidade, o que é “uma novidade mundial para um avião de transporte”.
A aeronave também está equipada com a mais recente versão do conjunto de autoproteção para melhor engajamento tático em ambientes contestados. Com isso ele está capaz de realizar suas missões de lançamentos de equipamentos e pára-quedistas com maior proteção.
Ainda de acordo com o DGA, essa aeronave possui uma ampla gama de recursos de lançamento aéreo. Esse sistema permite lançamento misto de cargas por gravidade e ejeção, bem como o lançamento simultâneo de equipamentos pela porta traseira e de paraquedistas pelas portas laterais. Neste último caso, o uso do raswedge, plataforma posicionada na rampa na parte traseira da aeronave, possibilita o lançamento de até quatro toneladas, o que melhora consideravelmente a quantidade de equipamentos e suprimentos lançados.
A equipe do programa A400M trabalha para concluir a certificação dos recursos táticos mais recentes, incluindo automação total de lançamentos, bem como o lançamento em grandes altitudes e o reabastecimento em voo de helicópteros.
Atualmente a Armée de l’Air et de l’Espace reúne seus Airbus A400M Atlas em dois esquadrões, o ET01.061 “Touraine” e o ET04.061 “Béarn”, ambos sediados na BA 123 Orléans-Bricy.
Fonte: DGA