Armée de l´Air Francesa ativa nova esquadrilha de demonstração aérea. A Armée de l´Air et de l´Espace francesa (AAE), confirmou a criação de uma nova esquadrilha de demonstração aérea. Batizada como “Mustang X”, ela contará com dois monomotores de treinamento Pilatus PC-21, operados pela Escola de Aviação de Caça 00.315 “Christian Martel” (EPAA00.315), da Base Aérea (BA) 709, de Cognac-Châteaubernard.
Os dois Pilatus PC-21 que comporão a “Mustang X”, são retirados da frota operacional dos Esquadrões de Instrução de Voo 1/13 “Artois” e 2/12 “Picardia” da EPAA00.315, portanto, manterão a camuflagem padrão da unidade de treinamento.
Foram designados três pilotos para a nova equipe, todos instrutores da Escola de Aviação de Caça (EAC). São eles, o Capitão Laurent “Jim” (ex-piloto do Alphajet Solo Display), o Capitão Nicolas “Ebay” e o Capitão Laurent “Dave”.
Desde o final de 2016, quando a Esquadrilha “Cartouche Doré”, com seus com três monomotores SOCATA TB-30 Epsilon, foi desativada, a AAL não tinha uma equipe acrobática com aviões movidos à hélice.
A primeira apresentação da “Mustang X” acontecerá no próximo final de semana (12 e 13 de junho), durante um evento de carros antigos Sport et Collection, no Circuit du Val de Vienne, em Poitiers -Le Vigeant. Além da nova esquadrilha, se apresentarão durante o evento, a Patrouille de France e o Rafale Solo Display (RSD).
@FFO