Armée de l’Air et de l’Espace recebeu último Airbus A330-200. A Armée de l’Air et de l’Espace, ou Força Aérea e Espacial Francesa (AAE), recebeu nesta semana seu terceiro e último Airbus A330-200. A aeronave, matrícula F-UJCU (c/n 2022), foi recebida em uma cerimônia realizada em 15 de novembro, na sede da Airbus em Toulouse-Blagnac, França.
Este novo A330 será alocado temporariamente no Esquadrão de Transporte ET 03.060 “Esterel”, cuja sede é a Base Aérea Creil-Senlis (BA110), mas suas aeronaves ficam estacionadas no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Responsável pelo transporte de autoridades, a unidade já opera os outros dois Airbus A330, o F-UJCS (c/n 1608) e o F-UJCT (c/n 1657), ambos ex-Avianca Brasil, PR-OCG e PR-OCX respectivamente.
La DGA a réceptionné le 3e et dernier A330-200 pour @Armee_de_lair, l'un des 3 avions commandés au titre du plan de soutien à l’aéronautique. A terme ils seront convertis en #MRTT pour achever le renouvellement de la flotte de ravitailleurs fixée à 15 appareils par #LPM 2019-2025 pic.twitter.com/x9EbCK5ANv
— Direction générale de l'armement (@DGA) November 14, 2022
De acordo com o comunicado da Armée de l’Air et de l’Espace, futuramente o F-UJCU será convertido em um A330MRTT “Phénix”, completando seu pedido inicial de doze aviões-tanque.
Chamou a atenção um comunicado divulgado pela AAE na sua conta no Twitter, que diz: “Esta frota [ de Airbus A330 ] contribuirá para a credibilidade operacional da dissuasão nuclear, ao permitir projetar as nossas forças armadas com maior agilidade em maiores distâncias, a partir do núcleo dos exércitos que atualmente se reforçam na Base Nuclear 125 de Istres”.
@FFO
A Armée de l'Air et de l'Espace, ou Força Aérea E Espacial Francesa (AAE), recentemente recebeu o seu décimo Airbus A330 MRTT, designado localmente como "Phénix". A Direção-Geral de Armamento (DGA) da França finalizou todos os testes e validou a aceitação da nova aeronave.
Em "Notícias"
A Força Aérea e Especial Francesa, ou L’armée de l’Air et de l’Espace (AAE) recentemente recebeu o seu 12º Airbus A330 MRTT, designado localmente como "Phénix". Esta foi a última aeronave nova encomendada pelo governo francês junto à Airbus, que agora irá converter três A330 na versão civil para a…
Em "Notícias"
A Airbus e o governo francês assinaram dois contratos avaliados em € 1,2 bilhão no total, com o objetivo de aprimorar as capacidades e o suporte da frota de aviões-tanque A330 MRTT "Phénix" da Força Aérea e Espacial Francesa, ou Armée de l'Air et de l'Espace (AEE). O anúncio foi…
Em "Notícias"