Armée de l’Air du Niger recebeu terceiro Hércules ex-USAF. Após uma extensa revisão que durou quatro anos, a Sabena Aerospace, de Bruxelas, na Bélgica, entregou na segunda-feira (12/12), o terceiro e último C-130H Hércules para a Força Aérea do Níger, ou Armée de l’Air du Niger (AAN).
O voo de entrega foi realizado entre o Aeroporto Internacional de Bruxelas (BRU/EBBR), onde ficam as instalações da Sabena Aerospace, diretamente para a Base Aérea 101 (BA101), situada junto ao Aeroporto Internacional de Niamey (NIM/DRRN), capital do Níger.
Apesar de estar com a camuflagem completa do seu novo operador, a aeronave ostentava a matrícula militar norte-americana 65-0985 (c/n 382-4140) aplicada com adesivos provisórios. Trata-se de um WC-130H ex-USAF que na Força Aérea do Níger receberá a matrícula 5U-MTU.
Desde 2015, os Estados Unidos investiram mais de US$ 30 milhões no desenvolvimento do programa Hércules para o Níger, incluindo a revisão da aeronave, troca de motores, componentes, treinamento, compra de peças de reposição, infraestrutura, combustível e equipamentos de apoio.
Além disso, mais de US$ 17 milhões foram injetados na aquisição de infraestrutura crítica, incluindo a reforma de hangares e estruturas de apoio para os C-130 nas Bases Aéreas 101 de Niamey e 201 de Agadez.
Os dois outros C-130H foram entregues para o Níger no ano passado, em janeiro (5U-MBH) e e setembro (5U-MMS).
@FFO