Armada Espanhola recebeu o primeiro helicóptero Airbus H135. A Airbus Helicopters transferiu recentemente o primeiro H135 P3H para o Comando de Aviação da Armada Espanhola. A aeronave, designada militarmente como HE-26-35A, é primeiro de sete adquiridos para o 12º Esquadrão da Flotilha de Aeronaves (FLOAN) da Marinha.
A cerimônia de transferência do primeiro HE-26-35A, matrícula militar 10301, ocorreu nas instalações da Airbus Helicopters, em Albacete, Espanha. O segundo deverá ser transferido no próximo dia 30 de novembro. Ambos permanecerão em Albacete para treinamento de tripulantes até o dia 11 de dezembro, quando voarão juntos para a Base Naval de Rota, sede do 12º Esquadrão da Flotilha de Aeronaves.
Os H135 P3H da Marinha Espanhola incorporam modificações exclusivas para operações embarcadas. Entre eles, estão a capacidade para transporte de combustível pressurizado, dobramento das pás do rotor principal, tratamento anticorrosão reforçado e sistema de flutuadores. Além disso, a cabine é compatível com óculos de visão noturna, possui radar meteorológico e de superfície, sistema eletro-óptico (FLIR), guincho lateral, tanques de combustível auxiliares, kit MEDEVAC, entre outros.
A campanha de qualificação inicial embarcada do H135 naval deverá estar concluída no primeiro semestre de 2024, e a Marinha espera alcançar a Capacidade Operacional Inicial (IOC) para o final do segundo semestre do mesmo ano.
@FFO