Armada Espanhola dá adeus ao Sea King. A Armada Espanhola já iniciou a contagem regressiva para a retirada dos helicópteros SH-3 Sea King. As “Morsas Míticas”, como são conhecidas na Aviação Naval Espanhola, será desativadas em seis meses, ou seja, no verão europeu de 2022, após mais de meio século em serviço cumprindo missões, inicialmente de guerra antissubmarino (ASW), e após, como transporte tático.
Hoje apenas dois SH-3H Sea King ainda em serviço, operacionais na Quinta Escuadrilla de Aeronaves (Eslla 005) com sede na base aeronaval de Rota (LERT). Esta unidade também tem outros quatro SH-60Fs disponíveis e espera receber mais mais quatro no próximo ano, que substituirão definitivamente os SH-3H.
A Espanha adquiriu uma frota de 18 unidades SH-3 Sea King que foram entregues entre 1966 e 1981 em diferentes lotes. Em suas primeiras décadas de operação, os helicópteros eles foram configurados para missões ASW. A partir do ano 2000 eles foram modernizado e seu papel foi alterado para realizar operações de transporte tático, de tropas, assalto anfíbio, evacuação médica, vigilância marítima e busca e resgate.
Os Sikorsky SH-60F Seahawk é uma solução provisória entre a saída do SH-3H e a chegada do NH90 MSPT, o futuro helicóptero de transporte tático da Marinha. O programa inclui a aquisição de oito aeronaves usadas ex-Marinha dos Estados Unidos, das quais quatro já estão operacionais na Eslla 005.
Os NH90 MSPT, serão entregues em dois lotes diferentes. O primeiro, já contratado, é composto por sete unidades que começarão a ser recebidas a partir do final de 2024. O segundo lote de seis unidades, fechando um total de 13 helicópteros. O SH-60F ficará em serviço até a entrada em serviço operacional do segundo lote de NH90 MSPT, algo que deverá ocorrer atée 2030.
@CAS