Em 22 de dezembro, a Armada de Chile recebeu o primeiro helicóptero Airbus H125, de um lote de cinco aeronaves destinadas ao “Projeto Gaviota”. A cerimônia de entrega da aeronave ocorreu na Base Aeronaval Torquemada-Concón, em Viña del Mar (SCVM).
“Hoje é um dia extraordinário, um dia muito importante para a Armada pelo fato de termos esses helicópteros. Como sempre dizemos, acredito que desde que entramos nas nossas escolas, temos em mente salvar vidas humanas e qualquer esforço que façamos para ter melhores meios, maiores capacidades para ajudar nossos compatriotas é algo que nos enche de orgulho”, ressaltou o Vice-Almirante Ignacio Mardones, Director General del Território Marítimo y Marina Mercante, destacou a importância deste marco para a Instituição e para a Aviação Naval.
O Vice-Almirante Mardones ainda destacou a importância deste projeto, principalmente no tocante aos treinamentos de tripulantes e militares da Armada, que receberão instrução no Chile e no exterior. Com a chegada desta primeira aeronave, será iniciado um plano de adaptação, para quando as demais quatro unidades restantes chegarem ao país, haverá um helicóptero com equipe e equipamentos de apoio, nos principais balneários do litoral chileno.
“Hoje é um orgulho para nós estarmos nesta cerimônia, que vai proporcionar uma nova aeronave para a nossa Aviação Naval. Um projeto há muito esperado. Ter esta aeronave aqui, era apenas um desejo de termos um substituto para os nossos helicópteros UH-57 JetRanger, com os quais muitas gerações aprenderam a voar e durante muito tempo salvamos vidas nas patrulhas nas praias”, disse o Contra-Almirante Carlos Huber, Comandante da Aviação Naval.
Depois de chegar em Torquemada-Concón, o H125 foi submetido aos testes realizados pela Dirección de Proyectos, Investigación y Desarrollo da Armada e pelo Comando de Aviación Naval, cujos técnicos certificaram a capacidade da aeronave de operar no convés dos navios chilenos, além de cumprir as tarefas de apoio aos diferentes países que a Armada realiza diariamente.
O H125 (anteriormente chamado AS350B3) pertence à família de helicópteros Ecureuil (Esquilo), com mais de 6.700 unidades comercializadas para 120 países, e que acumulam mais de 35 milhões de horas de voo. Com presença no Chile há mais de 20 anos, atualmente a frota é de 125 helicópteros desta família, sendo 12 aeronaves militares, o que torna a fabricante européia a principal fornecedora do mercado aeroespacial chileno.
O “Projeto Gaviota” da Armada de Chile, consiste na modernização de cinco unidades Airbus H125 que atuarão em missões de patrulha costeira, apoio logístico e operações de busca e salvamento, principalmente durante o período de verão. Eles substituirão os antigos UH-57B JetRanger (Bell 206B), em serviço no país desde os anos 80. A primeira unidade do H125 modernizado foi entregue pela Airbus Helicopters, em Itajubá, Brasil, neste mês de dezembro, seguido de mais duas aeronaves em 2021 e os dois últimos em 2022.
@FFO