Armada de Chile opera com os dois P-3ACH Orion modernizados. A Aviação Naval da Armada do Chile recebeu no mês de abril, a segunda aeronave Lockheed Martin P-3ACH Orion, completamente atualizada através do Projeto Albatros IV, realizado pela empresa canadense IMP Aerospace. Com isto, a aeronave, matrícula Naval 407, operada pelo Esquadrão de Exploração Marítima VP-1, teve a sua operação estendida para mais de 15.000 horas de voo, equivalente a 20 anos de operações.
O Comando da Armada Chilena anunciou o retorno da aeronave em um vídeo institucional publicado nas suas redes sociais (ver abaixo), por ocasião do início do Mês do Mar 2021, onde destaca as áreas de atuação da Armada do Chile.
Anunciado em 2016 pela canadense IMP Aerospace, o Projeto Albatros IV envolveu a atualização, modernização e revisão de dois P-3 Orion chilenos (Naval 404 e 407), ao valor de US$ 37 milhões. Os trabalhos incluíram a manutenção de tanques de combustível, substituição de componentes de asas, novo estabilizador horizontal, modernização do cockpit com a instalação de aviônicos digitais, novos motores, entre outras atividades.
A modernização das aeronaves P-3 Orion foi baseada no programa MLU (Mid-Life-Update) da Lockheed Martin, que objetiva melhorar o desempenho e reduzir custos operacionais, durante as missões para as quais são especializadas, como patrulha e reconhecimento marítimo, guerra anti-navio e antissubmarino, busca e salvamento, vigilância costeira e controle do tráfego marítimo.
Os P-3ACH da Armada Chilena receberam novos componentes fabricados pela Lockheed Martin na parte externa e na seção central inferior das asas, bem como novos estabilizadores horizontais produzidos com materiais aprimorados e com melhor resistência à corrosão marinha.
As aeronaves incorporaram o conjunto de aviônicos integrados Collins Aerospace Fligh2, equipados com sistemas de comunicação, navegação e vigilância, além de telas LCD multifuncionais que permitem acesso rápido aos dados de gerenciamento do voo e missão.
O primeiro P-3ACH Orion atualizado foi o Naval 404, que chegou às instalações da IMP Aerospace em Halifax, Canadá, no final de janeiro de 2017 e retornou ao Chile em novembro de 2019. O Naval 407, por sua vez, entrou no processo de modernização em maio de 2018, e agora está de volta à frota operacional do VP-1 em Valparaíso.
@FFO