Armada Chilena reativa Base Antártica mais meridional do país. Nove militares da Armada Chilena chegaram ao Continente Antártico no último dia 18 de novembro. A divisão naval é comandada pelo 2º Tenente Litoral Jorge Oyarzún, e será responsável por reativar a Base “Gabriel González Videla”, a instalação chilena mais meridional e mais próxima do Círculo Antártico.
A tripulação embarcou no Buque de Transporte AP-41 “Aquiles” em Valparaíso, tendo cumprido o protocolo preventivo Covid-19, exigido pela Instituição, antes de entrar no continente branco.
Com a chegada do AP-41 na Bahía Paraíso, foram iniciados os trabalhos de reativação e descarregamento aéreo da carga, composta por alimentos, materiais e peças sobressalentes. Da mesma forma, iniciou o comissionamento de diversos elementos que darão sustentabilidade à distribuição durante sua operação entre os meses de novembro e o final de março do próximo ano.
Esta divisão naval está subordinada à Gobernación Marítima de la Antártica Chilena, e tem como objetivo estabelecer uma presença permanente do País na região, preservando seus interesses e apoiando na salvaguarda da vida humana no mar, contribuindo para a proteção dos recursos vivos e ambientais, bem como apoiar a comunidade científica nacional e internacional.
Fonte: Armada Chilena
@FFO