A empresa American Supply Chile Ltda, venceu uma licitação internacional realizada pelo Comando de Aviação Naval da Armada Chilena, objetivando o fornecimento de equipamentos, peças e serviços para a manutenção as aeronaves de patrulha naval Lockheed P-3ACH Orion.
Com o valor de US$38.4 mil, o contrato envolve a compra de peças e serviços para uma Fuel Control Main Turbine, RGB Oil Pump, Filter Assy para motores Rolls Royce (Allison) T-56-A-10. Todos esses itens tem condições para revisão (OH – Overhaul), dentro dos padrões de certificação 8130-3 EASA FORM.
O processo de aquisição foi aberto em setembro, e quatro empresas se apresentaram para a concorrência internacional. Apenas duas foram credenciadas e a vencedora foi a American Supply Chile Ltda, que atingiu a maior pontuação.
O P-3ACH Orion é o principal vetor de patrulha marítima e guerra antisubmarina (MPA/ASW) da Armada do Chile, que atualmente conta com duas aeronaves operacionais (Naval 404 e Naval 407). Com grande autonomia e alcance, o Orion realiza missões com duração superior a 12 horas de voo, patrulhando a extensa Zona Econômica Exclusiva (ZEE) chilena. Para as missões de busca e resgate (SAR), eles são equipados com radares e sistemas de varredura eletrônica, capazes de encontrar e selecionar de alvos além do horizonte.
No início da década de 1990, a Armada do Chile recebeu oito P-3 Orion oriundos da U.S. Navy, sendo duas unidades na versão P-3A ASW e seis na configuração de transporte UP-3A. Apenas quatro aeronaves foram mantidas em serviço, sendo as demais usadas como fornecedores de peças para a frota operacional, e treinamentos dos técnicos de manutenção.
A Aviação Naval desenvolveu um programa de modernização da frota, integrando radares de busca Thales Varan, um sistema detector de anomalias magnética (MAD), um sistema eletrônico (ESM) ALR-801 Condor, além de sonobóias Vigia, além de um sistema datalink SP-100 desenvolvido pela empresa chilena Sisdef.
Em outubro de 2016 a Armada do Chile contratou a empresa canadense IMP Aerospace, para uma revisão de grande porte MLU (Midlife Upgrade), objetivando estender a vida útil das duas aeronaves ativas na frota. Com o valor de US$ 37 milhões, o projeto Albatros IV envolveu a substituição da parte externa e seção central inferior das asas, além da instalação de novos estabilizadores horizontais. As aeronaves receberam novos conjuntos de aviônicos, equipamentos de comunicação, navegação e vigilância da Collins Aerospace.
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