Armada Chilena já conta com três novos helicópteros H125 Esquilo. A Helibras, empresa brasileira do grupo Airbus Helicopters, entregou para a Armada Chilena o terceiro helicóptero H125 Esquilo. Matriculado como “Naval 23” (c/n 8980), a aeronave faz parte do “Projeto Gaviota”, no qual o governo chileno está reequipando a frota de helicópteros da Armada.
Para o longo voo de translado entre o Brasil e o Chile, o novo helicóptero da Armada Chilena ostentou a pintura militar completa e a matrícula provisória brasileira “PS-GTV”. O voo foi realizado entre os dias 23 e 25 de novembro de 2021, partindo de Itajubá (MG), onde fica a fábrica da Helibras, com escalas e pernoites em Bauru (SP), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR), Posadas (Argentina), Reconquista (Argentina), Córdoba (Argentina), Mendoza (Argentina) e, finalmente, o cruzamento da Cordilheira dos Andes, até Santiago do Chile. Na capital chilena o H125 foi oficialmente entregue para o novo operador.
O “Projeto Gaviota” consiste na aquisição de um lote de cinco Airbus H125 (anteriormente chamados AS350B3), e designados militarmente pela Armada Chilena como H-50. Eles atuarão em missões de patrulha costeira, apoio logístico e operações de busca e salvamento, principalmente durante o período de verão. Os novos helicópteros substituirão os antigos UH-57B JetRanger (Bell 206B), em serviço no país desde os anos 80. Além das aeronaves, o “Projeto Gaviota” também contempla a construção de um novo hangar na Base Aeronaval Torquemada-Concón, em Viña del Mar (SCVM).
Até a chegada do “Naval 23”, o Escuadrón de Helicópteros de Propósitos Generales (HU-1), da Armada Chilena, operava com o “Naval 21”, recebido em dezembro de 2020 e o “Naval 22” recebido em setembro de 2021. As duas últimas aeronaves deverão ser entregues pela Helibras em 2023.
@FFO