Armada Argentina recebeu o primeiro TC-12B Huron. O Comando de Aviação da Marinha Argentina incorporou oficialmente o primeiro de dois bimotores Beechcraft TC-12B Huron. Ele faz parte de um lote de dez Hurons adquiridos pelo governo argentino nos Estados Unidos, para equipar a Força Aérea e a Armada (Marinha).
A aeronave, que recebeu a matrícula naval 1-G-49, será operada pelo Esquadrão Aeronaval de Vigilância Marítima (EA1V), sediado na Base Aérea Naval de Punta Indio, onde foi recebida no dia 13 de julho, em uma cerimônia oficial.
Conforme noticiamos anteriormente, este TC-12B Huron chegou ao país no último dia 03 de maio, ainda ostentando as cores básicas do seu antigo operador, a Marinha dos Estados Unidos, e a matrícula TC-113 da Força Aérea Argentina (FAA). Ele foi enviado diretamente ao Parque de Materiais da Aeronáutica, em Río Cuarto, onde passou por revisão e recebeu a camuflagem padrão da Armada Argentina.
Ele se incorpora à frota do EA1V, que atualmente opera alguns bimotores Beechcraft B200F/M Super King Air em missões de patrulha e exploração marítima (versão M) e transporte logístico. O novo TC-12B incorpora aviônicos mais modernos, como o GPS Garmin GTN 750 Xi, além de possuir uma uma porta lateral de carga (que não existe nos B200), o que lhe confere maior versatilidade para operações de transporte de cargas. A previsão é que o segundo Huron do EA1V seja entregue no próximo ano.
Em 2021, o Ministério da Defesa da Argentina divulgou a aquisição de dez bimotores Beechcraft C-12B Huron, desativados pela Marinha dos Estado Unidos. A negociação ocorreu através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras dos EUA (FMS). Abaixo a relação das aeronaves e seus dados de recebimento:
@FFO