Armada Argentina e FAdeA retomam trabalhos de revisão no P-3B Orion. A Armada Argentina pretende retomar – e concluir – o processo de inspeção de parque da sua única aeronave de patrulha marítima P-3B Orion, pertence à Escuadrilla Aeronaval de Exploración (EA6E). Um contrato foi assinado para que a Fábrica de Aeronaves Argentina “Brigadeiro San Martín” (FAdeA), retome os trabalhos de revitalização do quadrimotor.
De acordo com o disposto na Decisão Administrativa 1031/2021 publicada no Boletim Oficial do Governo Argentino em 26/10, o referido contrato foi celebrado entre a Armada e a FAdeA visando a conclusão dos trabalhos no P-3B Orion, matrícula 6-P-56, que está no hangar da empresa em Córdoba desde abril de 2015.
O valor do contrato é de US$ 2.212.375, e compreende a aquisição de materiais, o pagamento de mão de obra e a certificação/homologação pela DIGAMC (Dirección General de Aeronavegabilidad Militar Conjunta). Atualmente foram concluídos cerca de 65% dos trabalhos necessários no Orion.
Esta última etapa da revisão engloba os serviços de reparos estruturais nas asas e berços dos motores, vedação e selagem dos tanques de combustível, inspeção anti-corrosão, montagem de superfícies móveis, trens de pousos, instalação de componentes elétricos e aviônicos, instalação de equipamento localizador de emergência (ELT), documentação PMI, montagem da unidade auxiliar (APU), pintura, ajustes de balanceamento e voos de testes.
Conforme noticiamos aqui, o Comando da Aviação Naval Argentina está enviando tripulantes de P-3B para receber treinamento na Estação Aérea da Marinha dos Estados Unidos, em Jacksonville, na Flórida. Com o reinício dos trabalhos no 6-P-56, a previsão de entrega da aeronave completamente revisada será setembro de 2023.
@FFO