Arma de Cavalaria do Exército celebrou os 215 anos do Marechal Osório. No dia 13 de maio, o Parque Histórico Marechal Osório, em Tramandaí (RS), recebeu mais uma edição da tradicional Solenidade Nacional Alusiva ao Patrono da Arma de Cavalaria. Aberto ao público, o evento recebeu cerca de 20 mil pessoas.
Neste ano, a evolução da Arma de Cavalaria foi contada através do passado, presente e futuro. A encenação ocorreu nos campos em frente à casa onde Osorio nasceu, em 1808, quando ainda se chamava Fazenda Conceição do Arroio.
O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e o Comandante Militar do Sul, General Hertz Pires do Nascimento, prestigiaram o evento, organizado pelo 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, de Porto Alegre (RS), a mais antiga unidade de Cavalaria do País, com apoio do Comando Militar do Sul.
A solenidade iniciou com a representação da presença do Marechal Osorio, através das lanças de Honra e de Guerra, escoltadas por cadetes da Academia das Agulhas Negras. Além disso, a vida do patrono foi contada, e foram exaltadas as qualidades e aptidões inatas do líder militar desde a sua infância. Foram representadas a Batalha do Sarandi, de1825, e a Batalha do Tuiuti, de 1866, considerada a maior batalha da Guerra da Tríplice Aliança, na qual Osorio atuou já como General.
A evolução da Arma de Cavalaria
O passado da Arma de Cavalaria foi representado pela tropa hipomóvel, trajando uniformes históricos e, pela primeira vez, 14 blindados históricos participaram do evento. São eles:
Viatura Blindada Renault FT 17;
Viatura Blindada Fiat Ansaldo
VBTP M3 Scout Car
VTNE 3/4 ton Dodge Command WC 57 Viatura Blindada Ford M8
VBC CCL M3 Stuart
VBC CC M41 A3
VBC CCM M4 Sherman
Viatura Half-Track M2-A1;
Viatura Blindada Leve Jararaca; – MB-3 Tamoyo;
Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Charrua;
Viatura Blindada Leve Ogum; e
Viatura Blindada Carro de Combate Osório.
O presente foi representado pelo Pelotão de Cavalaria Mecanizado, composto pelas viaturas Marruá, Cascavel e Guarani, pela Força-Tarefa Blindada, composta pelas viaturas Leopard 1A5 e VBTP M113.
A Aviação do Exército Brasileiro também foi representada pelas aeronaves HA-1 FENNEC Esquilo e HM-1 Pantera. Essas aeronaves provêm flexibilidade, apoio de fogo e rapidez, elementos fundamentais para o sucesso das ações nos campos de batalha.
Já o futuro da Cavalaria foi representado pela Viatura Lince k-2 (IVECO LMV-BR) e pela réplica da Viatura Blindada de Combate Centauro (VCB CAV), que está em testes para se tornar a nova viatura blindada de combate sobre rodas do Exército Brasileiro.
Um dos pontos altos da apresentação, com alto simbolismo, foi o Carrossel Militar, momento de reverenciar o nobre amigo: o cavalo. O Carrossel é feito para exercitar o cavalo e o cavaleiro.
Finalizando a apresentação, chegou a hora mais esperada: “É a Guerra!”, com concentração de tropas, o movimento de corcéis, blindados, mecanizados e aeronaves! Guerreiros motivados pelo ímpeto e pela coragem gritam, antevendo o início da vitória: CARGA!
Do palanque das autoridades, o Comandante Militar do Sul, General Hertz, acompanhou a encenação. “Aqui realizamos a festa nacional, aqui colocamos todo o nosso equipamento, nossas viaturas históricas, trouxemos os nossos animais, a origem da nossa Arma. E estamos muito felizes em celebrar junto à comunidade de Osório, onde nasceu nosso patrono”, disse o Comandante.
Homenagem
Como ocorre em todas as edições da Solenidade, o Comandante do Exército e o Comandante do Comando Militar do Sul, acompanhados da trineta de Marechal Osorio, Stella Francisca Osorio Bertaso, depositaram flores no túmulo do patrono da Cavalaria.
O Comandante do Exército, General Tomás, falou sobre Marechal Osorio, citando o militar como um ícone da história brasileira.
“É o exemplo mais caro que a gente tem de heroísmo, bravura e representa o espírito de todos os cavalarianos do Exército. Cavalaria é aquela arma que reconhece, vigia, combate, então, a impetuosidade de Osorio nos inspira em todos os momentos da nossa vida e, faz com que o Exército brilhe cada vez mais”, finalizou.
Fonte: Exército Brasileiro
@FFO