O Presidente argentino Alberto Fernández, recentemente anunciou a reativação da produção de radares de última geração no país. Em conjunto com a Fuerza Aérea Argentina (FAA), a INVAP (Instituto de Investigaciones Aplicadas), com sede em Bariloche, fabricará cinco unidades de Radar Primário Argentino 200 3D (RPA 200), para controle e vigilância do espaço aéreo.
“O que estamos fazendo é que o radar e todos os seus componentes, sejam construídos por nossas mãos. A inteligência que desenvolveu esse radar está na Argentina, e que deve ser soberana”, disse o Presidente Fernández.
Os novos RPA-200 3D serão instalados nas cidades de Posadas, Província de Misiones, Resistência, Charata e Taco Pozo, todas na Província do Chaco e Río Grande, na Terra do Fogo. Com um raio de cobertura de aproximadamente 400 km, os novos radares serão integrados ao Sistema Nacional de Vigilância e Controle Aeroespacial (SINVICA).
A INVAP em conjunto com cerca de 150 empresas parceiras na cadeira produtiva, espera que os novos radares tenham um custo de produção 20% inferior ao modelo anterior. A previsão de entrega dos novos radares 3D RPA-200 é de até três anos.
@FFO