Argentina negocia a compra de quatro CH-47 Chinook com os EUA. O Governo da Argentina está negociando com os Estados Unidos a aquisição de quatro helicópteros pesados Boeing CH-47 Chinook. Serão duas unidades destinados para a Força Aérea Argentina (FAA) e duas para a Aviação do Exército Argentino.
As aeronaves deverão ser adquiridas por meio do programa de vendas de ativos militares para nações amigas (FMS) do governo norte-americano. Eles estão armazenados e compõem o estoque da reserva técnica das Forças Armadas dos EUA. O contrato envolve além da negociação das aeronaves, um suporte logístico de cinco anos e treinamento de tripulantes e mecânicos.
Os Chinook seriam operados pelo Comando de Aviação do Exército Argentino, sediado no Campo de Mayo, na Capital Federal, e pela VII Brigada Aérea da FAA, baseada na Guarnição Aérea Mariano Moreno, na Província de Buenos Aires.
De acordo com a resolução do Estado-Maior Conjunto, os CH-47 do Exército serão mobilizados em missões de apoio às operações aeromóveis, apoio às operações de proteção civil e combate a incêndios. Os helicópteros da Força Aérea cumprirão as mesmas missões de operações de proteção civil, combate a incêndios e apoio a operações aeromóveis do Comando Conjunto das Forças de Operações Especiais e do Exército Argentino.
Caso a negociação seja concretizada, a Argentina voltará a operar os helicópteros pesados Chinook depois de 40 anos. Entre 1980 e o final da década de 1990, a FAA operou três CH-47C (H-91 e H-93), enquanto o Exército operou dois Chinook da mesma versão (AE-520 e AE-521).
@FFO