Neste 4 de setembro de 2020 a LADE – Líneas Aéreas del Estado, uma empresa aérea estatal subordinada Fuerza Aérea Argentina (FAA), completa 80 anos de fundação.
Em 19 de julho de 1940, o Presidente Roberto M. Ortiz, por meio do Decreto-67.777/40, autorizou a constituição de uma empresa aérea para transporte de passageiros, carga e correspondência, para atender as necessidades políticas, sociais e econômicas das aéreas remotas e zonas isoladas. Foram adquiridos cinco trimotores alemães Junkers JU-52/3m para as companhias estatais, mas designadas para o Grupo de Observação Aérea nº 1 do Exército Argentino, que na época operava na Base Aérea de El Palomar.
Em 04 de setembro de 1940 ocorreu o voo inaugural da LADE, então denominada Southwest Airlines Lines (LASO). A aeronave usada foi o Junkers JU-52/3m, matriculado T-168 e batizado “General San Martín”, com capacidade para 17 passageiros e dois tripulantes. A rota foi entre El Palomar e Esquel, com escalas em Santa Rosa, Neuquén e San Carlos de Bariloche.
A origem da LADE remonta duas empresas aéreas extintas. A LASO – Southwest Airlines Lines, que em 04 de setembro de 1940 realizou o seu voo inaugural com trimotor Junker JU-52, ligando o Aeródromo de El Palomar à Esquel, com escalas em Santa Rosa, Neuquén e San Carlos de Bariloche. Por sua vez, a empresa LANE – Lineas Aereas del Noreste, cobria a rota entre Buenos Aires e as Cataratas do Iguaçu.
Através da LASO, o Governo ampliou a malha aérea criando outras empresas. Em 1944 surgiram a LANE (Northeast Air Lines), ligando Buenos Aires às Cataratas do Iguaçu e uma linha de cargas postais chamada SADE (Servicio Aeropostal del Estado).
Finalmente, em 23 de outrubro de 1945 a Resolução Federal 849 unificou a LASO, a LANE e a SADE sob a denominação de LADE – Líneas Aéreas del Estado, permanecendo sob a demanda daa Secretaria de Aeronáutica, que posteriormente originou a Força Aérea Argentina.
Posteriormente concentrou as suas operações no Aeroparque Jorge Newberry, de onde partia um longo voo costeiro no rumo sul, via Mar del Plata, San Antonio Oeste, Puerto Madryn, Trelew, Comodoro Rivadavia, Puerto Deseado, San Julián, Santa Cruz e Río Gallegos. A partir de Comodoro Rivadavia, ligava os povoados do interior patagônico e permitia a conexão com cidades como Ushuaia, fazendo escalas em costões e contrafortes.
Por meio de acordos internacionais, entre 15 de fevereiro de 1971 e 31 de março de 1982 a LADE operou regularmente entre Comodoro Rivadávia e as Ilhas Malvinas, inicialmente com os Grumman Albatross e depois com os Fokker 27. Neste período, foram realizados 1.515 voos, transportando 21.597 passageiros e 465 toneladas de carga. Obviamente a rota foi descontinuada com o início do conflito.
Atualmente a frota da LADE está constituída por aeronaves quatro Saab 340 e seis DHC-6 Twin Otter, além de contar com o Fokker 28 e os C-130 da FAA conforme as necessidades. Nestas oito décadas de existência, a companhia estatal operou as mais diversas máquinas, desde os Trimotores Ju-52, Douglas DC-3, DC-4, DC-6, L-100-30, Fokker 28, Boeing 707 e o Fokker 27, que foi sem dúvidas uma das mais importantes aeronaves que a empresa possuiu.
Há 80 anos LADE conecta quem vive no extremo sul de nosso país, atravessando arquipélagos, morros e montanhas, suportando as intempéries e a difícil geografia patagônica.
@FFO