Argentina inaugurou novo monumento com Mirage IIIEA. O município argentino de Villa Ramallo, situado na Província de Buenos Aires, recentemente inaugurou um monumento da Força Aérea Argentina (FAA), em homenagem aos militares veteranos de suporte técnico e logístico que atuaram na Guerra das Malvinas.
No dia 30 de setembro ocorreu a inauguração oficial do Mirage IIIEA, matrícula I-008, instalado em um pedestal no Playón de la Estación Municipal de Villa Ramallo. A cerimônia foi presidida pelo secretário-geral da Força Aérea Argentina, Brigadeiro Néstor Guajardo, acompanhado pelo prefeito de Villa Ramallo, militares da ativa e da reserva, além de cidadãos de Villa Ramallo e convidados especiais que puderam saudar os Veteranos da Guerra das Malvinas que desfilaram no evento.
Em seu discurso, Daniel Vilches, presidente da associação de mecânicos da FAA e veterano de guerra, destacou: “estamos honrados em ser convidados para a inauguração deste magnífico monumento, erguido em reconhecimento aos integrantes da Força Aérea Sul [divisão da FAA ativada para o conflito]. É difícil explicar em palavras um sentimento que é o de profunda gratidão por parte de cada um dos integrantes dos diferentes esquadrões aeromóveis. Todos pertencentes à gloriosa Força Aérea Sul, que participou ativamente na luta armada do conflito do Atlântico Sul pela recuperação e defesa das nossas Ilhas Malvinas”.
A festa de inauguração contou ainda com a participação de uma banda marcial militar, além do sobrevoo de dois jatos IA-63 Pampa da FAA.
@FFO