Argentina enviou o primeiro radar ATC vendido para a Nigéria. A estatal argentina INVAP enviou para a Nigéria o primeiro radar MPA-200 MC destinado para controle de tráfego aéreo (ATC). Um C-130H Hércules da Força Aérea Argentina (FAA) transportou o equipamento da América do Sul para a África.
Trata-se do primeiro radar exportado pela INVAP, que vendeu duas unidades do MPA-200 MC para a Jampur International FZE, empresa dos Emirados Árabes Unidos, responsável pela segurança e controle do tráfego aéreo civil na Nigéria.
Todos equipamentos que compõem o radar, incluindo antenas primária (3D) e secundária, cabine operacional e demais componentes, foram embarcados em dois contêineres no C-130H. A rota prevista de san Carlos de Bariloche (Argentina) até Abuja (Nigéria), previu escalas e pernoites em Puerto Iguazú (Argentina), Natal (Brasil) e Cabo Verde.
De acordo com a INVAP, o radar digital MPA-200 MC pode ser operado remotamente, e se integra ao sistema de gerenciamento de tráfego (ATM) e sistemas de comando e controle multi-sensor, necessitando de pequeno número de operadores.
“Consideramos esta exportação um marco para nossa empresa e uma conquista para o país, impulsionada pelo investimento do Estado no desenvolvimento de radares, liderado pela INVAP e um grupo de empresas e entidades científicas e tecnológicas nacionais. Um processo desenvolvido ao longo de mais de 20 anos, que gerou conhecimento e capacidades de grande valor e potencial, e que se materializa programas exitosos que incluem a tecnologia de radares para a segurança da navegação aérea, bem como o programa de radares meteorológicos, entre outros”, disse o Eng. Darío Giussi, Gerente da Área de Defesa, Segurança e Meio Ambiente da INVAP.
Fonte: MD
@FFO