Argentina entregou mais uma porta de cargas para o programa KC-390 Millennium. Em 01 de junho, a Fábrica Argentina de Aeronaves “Brig. San Martín” (FAdeA), sediada em Córdoba, norte do país, enviou para o Brasil mais um conjunto de porta de carga para a Embraer. De acordo com a informação divulgada nas suas redes sociais, o equipamento é destinado para equipar o KC-390 número de série (c/n) 009, que está sendo montado para a Força Aérea Brasileira (FAB).
A FAdeA faz parte do programa KC-390 Millennium, com sendo um dos fornecedores de componentes para o avião de transporte da Embraer. Além da Argentina, a companhia tcheca Aero Vodochody produz a sessão traseira da fuselagem, a americana a Rockwell Collins fornece os aviônicos, os sistemas fly-by-wire de controle de superfícies são fornecidos pelas unidades americanas e britânicas da BAE Systems. Os motores V2500-E5 são produzidos pela International Aero Engines (IAE).
Em 2011 a FAdeA e a Embraer assinaram um contrato para a produção de componentes para o programa C-390 Millennium. Desta forma, a indústria argentina investiou fortemente para a renovação de processos, reforma de instalações e aquisição de ferramental específico para o projeto.
Em 2014 foi realizada a inauguração oficial da Linha de Fabricação KC-390 e, em agosto do mesmo ano, foram realizadas as primeiras entregas para a Embraer.
O programa prevê a fabricação pela FAdeA de seis conjuntos de componentes e sistemas para o KC-390, sendo as portas dos trens de pouso dianteiro, spoilers, rack eletrônico, carenagens de flaps, porta de carga e cone de cauda.
No mês passado (14/05), a indústria argentina enviou para o Brasil, o conjunto de portas de carga e trens de pouso para o primeiro KC-390 da Força Aérea Portuguesa (c/n 011). Conforme mostramos aqui no Site da RFA, a aeronave está em fase avançada de montagem na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo (IATA: GPX / ICAO: SBGP).