Argentina encomenda o RBS 70NG. A Saab recebeu o pedido para o sistema RBS 70 NG das Forças Armadas da Argentina. A Armada Argentina já é usuária do RBS 70 desde 1984 e agora está atualizando os sistemas de defesa antiaérea de curto alcance para a versão mais recente – o RBS 70 NG, que será extendido para as demais Forças Armadas. Não foram divulgados os valores desta negociação.
O contrato envolve uma expansão do uso do sistema RBS 70 NG também para a Fuerza Aérea Argentina (FAA) e para o Exército Argentino. Assim o sistema RBS 70 NG, bem como simuladores de treinamento e mísseis serão utilizados pelo Exército, Marinha e Força Aérea argentina, padronizando assim, os sistemas de defesa antiaérea das três forças.
“Esperamos fortalecer ainda mais a defesa antiaérea das Forças Armadas da Argentina. Com esse recurso, eles terão o sistema de defesa antiaérea de curto alcance mais moderno do mercado, guiado por laser e com imunidade a interferência, bem como com visão noturna”, diz Görgen Johansson, líder da área de negócios Dynamics na Saab.
O RBS 70 NG é a mais nova versão do sistema de defesa antiaérea baseado em terra de curto alcance da Saab. Com essa compra, cinco países já assinaram contratos para o RBS 70 NG, incluindo a República Checa, Brasil e Suécia.
RBS 70 NG, que pode atingir alvos voando a 9km de distância e até uma altitude de 5 mil metros. O RBS 70 (Robotsystem 70) é um sistema de defesa aérea portátil ou man-portable air-defense system (MANPADS) projetado para missões antiaéreas em todas as zonas climáticas e com pouco ou nenhum apoio. Ele usa o míssil RB 70.
Fonte: Saab
@CAS