Argentina efetiva a compra dois SH-3H Sea King. Através da decisão administrativa 1277/2021, publicada no dia 30 de dezembro no Diário da República, o Chefe do Gabinete Juan Manzur e o Ministro da Defesa Jorge Taiana aprovaram a compra de duas aeronaves usadas Sikorsky SH-3H Sea King remanufaturados dos estoques do Estado Unidos (ex-US Navy). As aeronaves serão empregadas pela Aviação Naval da Armada Argentina (ARA).
Os helicópteros serão utilizados para a proteção e defesa do território nacional, embora inicialmente a compra tenha sido destinada a tarefas de apoio logístico na Base Aérea Naval Comandante Espora. O documento oficial afirma que:
“A mencionada aquisição complementará a atual frota de aeronaves de asas rotativas, com o objetivo de aumentar a capacidade operacional da Armada Argentina, com projeção em todo o território nacional e, em particular, durante as campanhas antárticas na Província de Tierra del Fuego, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul”.
A compra teve um custo total de US$ 12.835.000 e inclui cursos de treinamento para oito técnicos de manutenção e fornecimento de peças de reposição e equipamentos relacionados às aeronaves fornecidas por dois anos e 500 horas de operação por helicóptero, além de curso de adaptação para dois pilotos.
O Sikorsky SH-3 Sea King é um helicóptero bimotor polivalente cujo projeto e especificações foram destinados principalmente à guerra anti-submarina. A compra é o resultado de uma licitação aberta em abril deste ano.
Atualmente, o Comando da Aviação Naval conta com uma pequena frota de helicópteros, tendo como vetores os UH-3H e ASH-3F Sea King da 2a Escuadrilla Aeronaval de Helicópteros (EA2H), sediados na Base Aérea Naval Comandante Espora, em Vila Espora, Buenos Aires.
@CAS