Argentina desdobra jatos IA-63 Pampa III para o sul do país. A Força Aérea Argentina (FAA) desdobrou aeronaves IA-63 Pampa III para a região sul do país, no âmbito de uma operação de vigilância e controle do espaço aéreo. A informação foi divulgada em 22 de setembro, em comunicado oficial emitido pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (FFAA).
Além dos jatos da FAA, foi enviado um destacamento de Busca e Salvamento (SAR) do Exército Argentino, que juntos irão operar a partir da Base Aérea Militar (BAM) de Rio Gallegos. Operando sob a gerência do Centro de Operações Aeroespaciais Merlo, o principal objetivo deste desdobramento é manter vigilância do espaço aéreo, terrestre e marítimo na região sul.
De acordo com o FFAA, o Centro de Operações Aeroespaciais de Merlo concentra importantes informações coletadas a partir de sensores localizados na província de Santa Cruz e Tierra del Fogo. Além desses dispositivos, um radar RPA-170M foi recentemente instalado na Ilha Grande, na Tierra del Fuego, com objetivo de ampliar as capacidades de vigilância e controle aéreo no Atlântico Sul.
“A experiência adquirida neste tipo de desdobramento, com operações em um ambiente diferente, permite conhecer as particularidades da área e aumentar as capacidades de participação no cenário operacional, mostrando-se extremamente bem sucedido”, informou o comunicado da FFAA.
A missão do Comando Aeroespacial Conjunto é conduzir permanentemente a defesa aeroespacial nacional, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Este órgão contribui com na preservação da soberania, independência, autodeterminação, integridade territorial e liberdade dos seus habitantes.
Fonte: Governo Argentino
@FFO