Argentina compra seis Bell 407GXi para Forças Armadas. Representantes do governo argentino e da Bell Canada recentemente assinaram um contrato envolvendo a aquisição de seis novos helicópteros utilitários Bell 407GXi para as Forças Armadas da Argentina.
O documento foi assinado no último dia 21 de dezembro, e tem por objetivo substituir a envelhecida frota de helicópteros Aérospatiale SA 315B Lama, em serviço na Força Aérea Argentina (FAA) e no Exército Argentino (EA) há mais de 45 anos.
Avaliado em US$ 38 milhões, os novos Bell 407GXi serão divididos igualmente entre a FAA e o EA. Por se tratar de um projeto conjunto, será possível reduzir o tempo e o custo de treinamento de pessoal especializado (pilotos e técnicos), além de manter o mesmo suporte logístico e facilitar a interoperabilidade entre eles. As entregas das previstas aeronaves estão previstas para o segundo semestre de 2023
O processo de substituição dos antigos SA 315B Lama se arrasta desde 2011, sendo repetidamente adiado devido a falta de verbas. O contrato foi assinado agora com a a aplicação da lei do Fundo de Defesa Nacional (FONDEF).
Utilizados especialmente em operações de resgate em montanhas, a frota SA315B da Argentina tem sofrido com a baixa disponibilidade por falta de peças e baixo orçamento. O banco de dados da Scramble Maganize estima que apenas seis helicópteros permanecem em serviço ativo, sendo quatro da FAA (matrículas H-63, H-64, H-68 e H-69) e dois no EA (AE-387 e AE-390).
@FFO